Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/76883
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Ações extensionistas desenvolvidas em um centro de educação a distância de uma universidade pública federal |
Authors: | Ana Carolina Correia Almeida Bruna de Oliveira Gonçalves Vilma Lúcia Macagnan Carvalho |
Abstract: | O programa de extensão Aproxime-se da Universidade Federal de Minas Gerais em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão proporciona, desde 2013, atividades educativas que contribuem para que cada polo de Educação a Distância (EaD) torna se um espaço ativo de encontros, de divulgação do saber, da ciência e da tecnologia, bem como de ações formativas e culturais. Além disso, o programa cria um ambiente para discussões de temas atuais, que possibilitam à população local refletir sobre questões de seu interesse, fortalecendo a formação dos alunos de graduação e a própria comunidade local. No ano de 2022, após a aplicação de um questionário divulgado nas comunidades parceiras do programa visando aprofundar o debate sobre demandas educacionais levantadas em decorrência do uso constante das tecnologias digitais em sala de aula, devido à pandemia do Covid-19, as Metodologias Ativas se tornaram um tema especialmente relevante, pois as restrições de contato físico e o uso das tecnologias demandaram abordagens pedagógicas mais dinâmicas e interativas. Ao integrar as tecnologias digitais no ambiente educacional, os educadores puderam explorar diversas estratégias e ferramentas para envolver os alunos de maneira mais ativa no processo de aprendizado. O objetivo deste trabalho é relatar as ações ocorridas nos eventos presenciais nos polos de EaD sobre o tema “Introdução às Metodologias Ativas nos Processos de Ensino e Aprendizagem". O público, que foi constituído, em sua maioria, por educadores das cidades, conheceu estratégias de como desenvolver jogos e mapas conceituais visando aprimorar práticas pedagógicas instigantes no ambiente escolar. Os participantes avaliaram positivamente a ação, destacando a potencialidade do uso dessas ferramentas no ambiente educacional, contribuindo para o engajamento e adesão dos educandos aos conhecimentos escolares. Para os bolsistas de extensão, os eventos proporcionaram uma experiência de trabalho em equipe, envolvendo aspectos articulados ao ensino, à pesquisa e à extensão universitária. |
Abstract: | The Aproxime-se extension program of the Federal University of Minas Gerais, in partnership with the Office of the Vice-Rector for Extension, has been providing educational activities since 2013 that help each Distance Learning (EaD) center become an active space for meetings, dissemination of knowledge, science, and technology, as well as educational and cultural activities. In addition, the program creates an environment for discussions of current topics, which allows the local population to reflect on issues of interest to them, strengthening the education of undergraduate students and the local community itself. In 2022, after a questionnaire was distributed in the program's partner communities to deepen the debate on educational demands raised as a result of the constant use of digital technologies in the classroom due to the Covid-19 pandemic, Active Methodologies became an especially relevant topic, as restrictions on physical contact and the use of technologies demanded more dynamic and interactive pedagogical approaches. By integrating digital technologies into the educational environment, educators were able to explore various strategies and tools to involve students more actively in the learning process. The objective of this paper is to report on the actions that took place in face-to-face events at distance learning centers on the theme “Introduction to Active Methodologies in Teaching and Learning Processes.” The audience, which was mostly made up of educators from the cities, learned strategies on how to develop games and conceptual maps aimed at improving stimulating pedagogical practices in the school environment. Participants evaluated the action positively, highlighting the potential of using these tools in the educational environment, contributing to the engagement and adherence of students to school knowledge. For the extension scholarship holders, the events provided an experience of teamwork, involving aspects linked to teaching, research and university extension. |
Subject: | Extensão universitária Educação à distância Ensino e aprendizagem |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | CAED - CENTRO DE APOIO A EDUCACAO A DISTANCIA |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/76883 |
Issue Date: | 2023 |
metadata.dc.url.externa: | https://submissao-esud.ufms.br/home/article/view/61 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ações extensionistas desenvolvidas em um centro de educação a distância de uma universidade pública federal.pdf | 255.29 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.