Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/76909
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Elementos de decolonialidade em um projeto de divulgação científica com o público infantil |
Título(s) alternativo(s): | Elements of decoloniality in a project of scientific dissemination with the children's audience |
Autor(es): | Juliane Dos Santos Amorim Ludmila Olandim Débora D'avila Reis Francisco Ângelo Coutinho |
Resumo: | O objetivo deste estudo é apresentar as atividades que acontecem no âmbito de um projeto de divulgação científica com crianças e fazer uma análise dessas enquanto práticas decolonizadoras. A Universidade das Crianças (UC-UFMG), é um projeto de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais. A partir da metodologia utilizada no projeto, pensamos possibilidades de atividades que possam estimular as conversas sobre: corpo humano e suas relações com o meio. As oficinas aconteceram nas UMEIs (Unidade Municipal de Educação Infantil) e no Núcleo de Educação e Comunicação em Ciências da Vida (NEDUCOM) na UFMG. Nesta pesquisa apresentaremos o resultado do trabalho com uma UMEI-URL, com 17 crianças de idades: 4-6 anos. Utilizando a metodologia da investigação ação, coletamos elementos relacionados às práticas e aos discursos das crianças durante as oficinas. A partir das análises estão surgindo reflexões que emergem para a mudanças no modo de se trabalhar com as crianças. |
Abstract: | The objective of this study is to present as activities that take place within the scope of a project of scientific divulgation with children and to make an analysis of these practical practices of decolonizadoras. The University of Children (UC-UFMG) is an extension project of the Federal University of Minas Gerais. From the methodology used in the project, we think of possibilities of activities that can stimulate the conversations about the human body and its relations with the environment. The workshops took place at the UMEIs (Municipal Infant Education Unit) and at the Center for Education and Communication in Life Sciences (NEDUCOM) at UFMG. In this research, we present the result of the work with a UMEI-URL, with 17 children of ages: 4-6 years. Using a methodology of public intervention, it brought together themes related to children's practices and discourses during workshops. From the analyzes are emerging reflections that emerge for the change in the way to work with the children. |
Assunto: | Pesquisa Científica Educação Básica |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/76909 |
Data do documento: | 2019 |
metadata.dc.url.externa: | https://abrapec.com/enpec/xii-enpec/anais/listaresumos_1.htm |
metadata.dc.relation.ispartof: | Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências |
Aparece nas coleções: | Artigo de Evento |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Elementos de decolonialidade.pdfA.pdf | 385.97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.