Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/77003
Type: Tese
Title: As representações de estudantes de uma universidade francesa sobre as proximidades na aprendizagem de português como língua adicional
Authors: Ana Paula Andrade Duarte
First Advisor: Christian Jean-Marie Régis Degache
First Referee: Regina Célia da Silva
Second Referee: Leandro Rodrigues Alves Diniz
Third Referee: Laura Janaína Dias Amato
metadata.dc.contributor.referee4: Kátia Bernardon de Oliveira
Abstract: Em um cenário mundial em que cada vez mais acontecem parcerias entre países, desenvolvimento da tecnologia, reconfigurações do mercado de trabalho, mobilidade acadêmica, movimentos migratórios, dentre outros, coloca-se em evidência a necessidade de refletir sobre o contato entre diversas línguas-culturas. Nesse sentido, constata-se a emergência de colocar em prática uma educação plurilíngue que estabeleça conexões mais significativas entre os idiomas que já constituem o repertório linguístico dos falantes e as novas línguas que desejar e/ou precisar aprender (ALAS-MARTINS, 2014). Assim, é de extrema relevância a questão das proximidades entre línguas irmãs, por exemplo, no contexto acadêmico, exatamente por cursos com esse público exigirem planejamento especial, devido a características como alta compreensibilidade leitora. De acordo com Otonello (1999), fatores como a motivação dos aprendizes e sua relação com a língua-alvo podem ser determinantes para a progressão de seu aprendizado. Portanto, nesta tese, tenho o objetivo de investigar se as representações (LASAGABASTER, 2006) de distâncias-proximidades espacial, transacional, interacional, sociocultural, cognitiva e linguística de línguas próximas são consideradas como freio ou alavanca para estudantes universitários no ensino-aprendizagem de Português como Língua Adicional (PLA). Tendo em vista pesquisas de autores como Dabène (1984), Debyser (1984), Candelier (2006; 2008), Degache e Garbarino (2017), centro-me especificamente na Didactique des Langues, nas abordagens plurais e na intercompreensão entre línguas próximas, investigando as representações em torno da aprendizagem do PLA. O corpus desta pesquisa, de cunho qualitativo, é composto por 93 questionários preenchidos por falantes de línguas próximas – francês, espanhol e português – e por 21 entrevistas semiestruturadas realizadas com aprendizes que cursavam disciplinas de PLA na Université Grenoble Alpes, na França. Por meio dos questionários, tive acesso a dados pessoais dos estudantes, seus repertórios linguísticos e suas representações em relação à língua portuguesa, ao seu aprendizado, à atuação de si mesmos nas disciplinas, à facilidade ou dificuldade para aprender línguas. Nas entrevistas, elucidei e ampliei informações obtidas nos questionários, além de apresentar um vídeo de uma interação entre um cliente e um atendente, gravada no Brasil, a partir do qual os estudantes manifestaram suas representações sobre os seis tipos de distância-proximidade supracitados. Os dados dos participantes são apresentados progressivamente, com base i) nos 93 questionários respondidos pelos estudantes, ii) na exploração dos questionários dos 21 participantes, iii) na análise das 7h46min10seg de entrevistas com os 21 participantes e iv) na observação de possíveis mudanças em suas representações “de partida” ao longo da entrevista. Na análise, as representações dos aprendizes sobre as distâncias-proximidades enfocadas são extraídas sobretudo das entrevistas e é destinado um subtópico para detalhar o que foi encontrado sobre cada categoria de distância-proximidade na interação com cada aprendiz. Com base nisso, concluo que, de maneira geral e conforme era esperado, as proximidades identificadas são vistas como gatilho para a aprendizagem, enquanto as distâncias são percebidas como empecilhos. Entretanto, foi curioso notar que, por vezes, a mesma proximidade ou distância é notada tanto como freio quanto como alavanca pelos participantes no aprendizado de PLA.
Abstract: In a worldwide overview where internacional partnerships, technology growth, constant changes on job market, academic mobility, migratory flows, among others, are increasingly taking place, the need to pay attention and reflect about the contact between languages and cultures is highlighted. Therefore, there's a need to put into practice a plurilingual education that sets more significant connections between the languages that already composes the linguistic repertoire of the speakers and the new languages they wish and/or need to learn (ALAS-MARTINS, 2014). Hence, the issue of proximity between sister languages is extremely relevant in the academic context, for example, precisely because courses to this audience requires special planning, due to characteristics such as high reading comprehensibility. According to Otonello (1999), factors such as learners' motivation and their relationship with the target language may be determinant for the progression of their learning. Thus, in this thesis, I aim to investigate whether representations (LASAGABASTER, 2006) of spatial, transactional, interactional, sociocultural, cognitive, and linguistic distances-proximity are considered as a brake or a lever for university students in the learning of Portuguese as an Additional Language (PLA). In view of research by authors such as Dabène (1984), Debyser (1984), Candelier (2006; 2008), Degache and Garbarino (2017), I specifically focus on Didactique des Langues, plural approaches and intercomprehension between nearby languages, checking out the representations around learning PLA. The corpus of this qualitative research is composed of 93 questionnaires filled out by speakers of nearby languages – French, Spanish and Portuguese – and 21 semi-structured interviews conducted with learners who were studying PLA at the Université Grenoble Alpes in France. Through the questionnaires, I had access to the student’s personal data, their linguistic repertoires and their representations in relation to the Portuguese language, their learning, the performance of themselves in the subjects, the ease or difficulty to learn new languages. In the interviews, I enlightened and expanded on information gathered in the questionnaires, and presented a video of an interaction between a customer and an attendant at a snack bar, recorded in Brazil, from which the students expressed their representations about the six categories of distance-proximity above mentioned. The participants' data are progressively presented, based i) on the 93 questionnaires answered by the students, ii) on looking into the 21 participants' questionnaires, iii) the analysis of the 7h46min10sec of interviews with the 21 participants, and iv) the observation of possible changes in their "starting" representations throughout the interview. In the analysis, the learners' representations of the focused distance-proximities are extracted mainly from the interview and a subtopic is devoted to detailing what was found about each category of distance-proximity in the interaction with each learner. Based on this, I conclude that, usually, and as expected, the proximities identified are seen as triggers for learning, while the distances are perceived as hindrances. However, it was curious to check that sometimes the same proximity or distance is noted as both a brake and a lever by participants in PLA learning.
Subject: Língua portuguesa – Estudo e ensino – Falantes estrangeiros
Linguagem e cultura
Linguagem e línguas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/77003
Issue Date: 22-Aug-2022
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE_Ana Paula Andrade Duarte_FINAL pdfa.pdf4.12 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons