Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/77080
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luiza Santana Chaves Miconi Ferreirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9074024191812776pt_BR
dc.contributor.referee1Leiva de Figueiredo Viana Lealpt_BR
dc.contributor.referee2Joyce Rodrigues Silva Gonçalvespt_BR
dc.creatorNatasja Ingrid Dias Gonçalvespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8597597393429299pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-01T14:04:38Z-
dc.date.available2024-10-01T14:04:38Z-
dc.date.issued2024-07-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/77080-
dc.description.abstractThis research project aims to address challenges faced by teachers in teaching literature in Portuguese language classes for lower secondary education and to explore strategies to develop the "reader" aspect in students, promoting an understanding of the importance of literature in their academic formation. The project will propose an overview of classic poetic narratives, using adaptations of works like "The Odyssey" and "The Iliad" by Ruth Rocha to spark students' interest and comprehension. The adopted methodology will be qualitative, considering theoretical studies by experts in the field, such as Marisa Lajolo and Regina Zilberman. Additionally, normative documents guiding Portuguese language teaching, such as the BNCC and the São Paulo Curriculum, specifically the Language Arts Curriculum in Action for the final years, will be observed and analyzed. The specific objectives include observing and analyzing the proposed pedagogical approaches to literature teaching, analyzing strategies to promote students' interest in reading practices, exploring the relationship between literature and skill development, and examining the role of literature in understanding human diversitypt_BR
dc.description.resumoA presente projeto de pesquisa visa abordar desafios enfrentados pelos professores no ensino de literatura nas aulas de língua portuguesa do ensino fundamental II e explorar estratégias para desenvolver o aspecto "leitor" nos alunos, promovendo a compreensão da importância da literatura em sua formação escolar. Será proposto um trabalho de ensino de literatura que faça um panorama de narrativas poéticas clássicas, utilizando adaptações de obras como "A Odisseia" e "A Ilíada", de Ruth Rocha, para instigar o interesse e a compreensão dos alunos. A metodologia adotada será qualitativa, considerando os estudos teóricos de especialistas na área, como Marisa Lajolo e Regina Zilberman e, além disso, serão observados e analisados os documentos normativos que orientam o ensino de língua portuguesa, como a BNCC e o Currículo Paulista, mais especificamente o Currículo em Ação de Língua Portuguesa dos anos finais. Os objetivos específicos incluem a observação e análise das propostas pedagógicas de ensino de literatura, analisar estratégias pedagógicas para promoção do interesse dos estudantes em práticas de leitura, explorar a relação entre literatura e desenvolvimento de habilidades, e examinar o papel da literatura na compreensão da diversidade humana.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectEstratégias de ensinopt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.title"Literatura para quê?" Os desafios do ensino de literatura no ensino fundamental II e estratégias para seu ensinopt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.