Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/77082
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Estágios em psicologia organizacional e do trabalho: uma análise do (des)concerto das práticas de RH
Título(s) alternativo(s): Work and organizational psychology internship: an analysis of the clumsiness in HR practices
Autor(es): Joao Cesar de Freitas Fonseca
Amanda Luiz Lobo Silva
Rafaella Vidal Gomes Alves Novaes
Bruno Moreira Silva
Resumen: O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar criticamente o processo de formação de psicólogos na área da Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT), com especial atenção para as práticas de estágio (obrigatórios e não obrigatórios). Privilegiando os referenciais teórico-metodológicos da Psicologia Sócio-Histórica de Vygotsky, tomou-se como amostra um grupo de estudantes e professores que atuam nessa subárea da Psicologia, em uma instituição privada de ensino superior. A metodologiautilizou instrumentos como questionários e entrevistas semiestruturadas, que posteriormente foram alvo da análise de conteúdo. Os resultados revelaram: a existência de um descompasso entre a dimensão prescrita pela legislação e a prática vivenciada tanto nas disciplinas teóricas quanto nos estágios; a existência de diversos tensionamentos entre alunos, professores e instituições vinculados a tais práticas; a importância de incentivar o diálogo entre os diferentes atores sociais envolvidos, abordando os desafios encontrados em suas experiências; e a necessidade de aprimorar a compreensão crítica do processo formativo, incorporando a discussão histórica entre trabalho e educação no campo da formação.
Abstract: This article presents the results of a research that aimed to do a critical analysis about the process of training psychology students in the field of Organizational and Work Psychology, with special attention to internship practices (curricular and extracurricular). Privileging the theoretical and methodological references of Vygotsky's Socio-Historical Psychology, we took as a sample a group of students and teachers who work in this sub-area of Psychology, in a private institution of higher education. The methodology used instruments such as questionnaires and semi-structured interviews, which were subsequently subjected to content analysis. The results revealed: the existence of a mismatch between the dimension prescribed by the legislation and the practice experienced both in the theoretical disciplines and in the internships; the existence of several tensions between students, teachers and institutions linked to such practices; the importance of encouraging dialogue between the different social actors involved, addressing the challenges encountered in their experiences; and the need to improve the critical understanding of the training process, incorporating the historical discussion between work and education in the field of graduation
Asunto: Formação Profissional
Psicologia Organizacional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/77082
Fecha del documento: 2023
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.pucminas.br/index.php/pretextos/article/view/26084
metadata.dc.relation.ispartof: Pretextos, Revista da Graduação em Psicologia PUC Minas
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
ESTÁGIOS EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL.pdfA.pdf175.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.