Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/77082
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Estágios em psicologia organizacional e do trabalho: uma análise do (des)concerto das práticas de RH |
Título(s) alternativo(s): | Work and organizational psychology internship: an analysis of the clumsiness in HR practices |
Autor(es): | Joao Cesar de Freitas Fonseca Amanda Luiz Lobo Silva Rafaella Vidal Gomes Alves Novaes Bruno Moreira Silva |
Resumen: | O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar criticamente o processo de formação de psicólogos na área da Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT), com especial atenção para as práticas de estágio (obrigatórios e não obrigatórios). Privilegiando os referenciais teórico-metodológicos da Psicologia Sócio-Histórica de Vygotsky, tomou-se como amostra um grupo de estudantes e professores que atuam nessa subárea da Psicologia, em uma instituição privada de ensino superior. A metodologiautilizou instrumentos como questionários e entrevistas semiestruturadas, que posteriormente foram alvo da análise de conteúdo. Os resultados revelaram: a existência de um descompasso entre a dimensão prescrita pela legislação e a prática vivenciada tanto nas disciplinas teóricas quanto nos estágios; a existência de diversos tensionamentos entre alunos, professores e instituições vinculados a tais práticas; a importância de incentivar o diálogo entre os diferentes atores sociais envolvidos, abordando os desafios encontrados em suas experiências; e a necessidade de aprimorar a compreensão crítica do processo formativo, incorporando a discussão histórica entre trabalho e educação no campo da formação. |
Abstract: | This article presents the results of a research that aimed to do a critical analysis about the process of training psychology students in the field of Organizational and Work Psychology, with special attention to internship practices (curricular and extracurricular). Privileging the theoretical and methodological references of Vygotsky's Socio-Historical Psychology, we took as a sample a group of students and teachers who work in this sub-area of Psychology, in a private institution of higher education. The methodology used instruments such as questionnaires and semi-structured interviews, which were subsequently subjected to content analysis. The results revealed: the existence of a mismatch between the dimension prescribed by the legislation and the practice experienced both in the theoretical disciplines and in the internships; the existence of several tensions between students, teachers and institutions linked to such practices; the importance of encouraging dialogue between the different social actors involved, addressing the challenges encountered in their experiences; and the need to improve the critical understanding of the training process, incorporating the historical discussion between work and education in the field of graduation |
Asunto: | Formação Profissional Psicologia Organizacional |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAF - DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/77082 |
Fecha del documento: | 2023 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.pucminas.br/index.php/pretextos/article/view/26084 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Pretextos, Revista da Graduação em Psicologia PUC Minas |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Periódico |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ESTÁGIOS EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL.pdfA.pdf | 175.47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.