Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/77089
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carla Andrea Silva Limapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9772858312735317pt_BR
dc.contributor.referee1Raquel Pires Cavalcantipt_BR
dc.contributor.referee2Arnaldo Leite de Alvarengapt_BR
dc.creatorAlex Dias Mendes Moreirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3338705841110208pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-01T16:32:36Z-
dc.date.available2024-10-01T16:32:36Z-
dc.date.issued2024-08-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/77089-
dc.description.abstractStarting from the intertwining of dance and the Feldenkrais Method, the research proposes practice as a field of investigation, stimulating creative experience and the connection between perception and action. Recognizing the Feldenkrais Method as a valuable tool for improving movement and expanding self-knowledge, the investigation sought to examine how this approach can influence and drive the emergence of creative ideas in the context of dance. The study values subjective and emotional approaches to support discoveries and discursive explanations of artistic production, recognizing in praxis the generation of creative flows. The choice of Practice as Research as a methodological path supports this process, broadening the understanding of research as an approach that considers the research subject immersed in the environment under study, emphasizing the creation of knowledge from the perspective of the researcher, who becomes the very focus of the research, along with their relationships within and with the environment. This text articulates and discusses principles, practices and modes of operation that, throughout the research process, emerged from a deep connection between memories, sensations, awareness and creative expression. This interweaving served as the starting point for a journey where bodily sensations and mental images evoked rotational movement flows, folds and twists. This flexible and adaptive approach allowed discoveries to emerge from practice and continuous observation. The constant dialog between sensation and motor response proved fundamental in exploring the intersection between dance and the Feldenkrais Method, propelling the research into a field of discovery that values subjective experience and the intimate connection between perception and action in the artistic context.pt_BR
dc.description.resumoPartindo do entrelaçamento da dança e do Método Feldenkrais, a pesquisa propõe a prática como terreno de investigação, estimulando a experiência criativa e a conexão entre percepção e ação. Reconhecendo o Método Feldenkrais como uma valiosa ferramenta para aprimorar o movimento e expandir o autoconhecimento, a investigação buscou examinar de que maneira essa abordagem pode influenciar e impulsionar o surgimento de ideias criativas no contexto da dança. O estudo valoriza abordagens subjetivas e emocionais para fundamentar descobertas e explicações discursivas da produção artística, reconhecendo na práxis a geração de fluxos criativos. A escolha da Prática como Pesquisa como caminho metodológico sustenta esse processo, ampliando a compreensão da pesquisa como uma abordagem que considera o sujeito da pesquisa imerso no ambiente em estudo, enfatizando a criação de conhecimento a partir da perspectiva do pesquisador, que passa a ser o próprio foco da pesquisa, junto com suas relações dentro e com o meio. Neste texto são articulados e discutidos princípios, práticas e modos de operação que, ao longo do processo de investigação, emergiram de uma profunda conexão entre memórias, sensações, conscientização e expressão criativa. Esse entrelaçamento serviu como ponto de partida para uma jornada onde sensações corporais e imagens mentais evocaram fluxos de movimento rotacionais, dobras e torções. Essa abordagem flexível e adaptativa permitiu que as descobertas surgissem a partir da prática e da observação contínua. O diálogo constante entre sensação e resposta motora revelou-se fundamental na exploração da interseção entre dança e Método Feldenkrais, impulsionando a pesquisa para um campo de descobertas que valoriza a experiência subjetiva e a conexão íntima entre percepção e ação no contexto artístico.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/*
dc.subjectMétodo Feldenkraispt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectFuxos criativospt_BR
dc.subjectAutoconhecimentopt_BR
dc.subjectPercepção e açãopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subject.otherDança - Pesquisapt_BR
dc.subject.otherFeldenkrais, Método dept_BR
dc.subject.otherSentidos e sensaçõespt_BR
dc.subject.otherCriatividadept_BR
dc.subject.otherExpressão corporalpt_BR
dc.titleEmaranhados criativos entre dança e Feldenkrais: considerações a partir de uma práticapt_BR
dc.title.alternativeCreative entangles between dance and Feldenkrais: considerations from a practicept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3905-6808pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTACAO-ALEX.DIAS.MENDES.MOREIRA.pdf845.25 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons