Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/77159
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Denise Maria Trombert Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4190300140322728pt_BR
dc.creatorDenise Maria Trombert Oliveirapt_BR
dc.creatorFernanda de Almeida Stuart Perdigão Fonsecapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4190300140322728pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8671658860772391pt_BR
dc.date.accessioned2024-10-03T15:27:03Z-
dc.date.available2024-10-03T15:27:03Z-
dc.date.issued2024-07-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/77159-
dc.description.abstractChanges in the educational landscape and the challenges faced in teaching Biology demand a variety of teaching strategies from teachers to ensure effective student learning. In this context, inquiry-based learning emerges as a valuable tool to engage students in practices that facilitate both the assimilation and accommodation of knowledge. A notable practice is implementing the final project in high school (FPHS), which can significantly contribute to consolidating Biology concepts and those of other disciplines among students. However, this approach encounters specific challenges, leading to questions such as: How can FPHS be implemented in Brazilian public schools? What obstacles do students and teachers face throughout this activity? How can FPHS promote the development of critical thinking, scientific language, and writing through hypothesis formulation, conducting experimental and literature research, discussion, and conclusion of results? What are the potential benefits for students who, after FPHS, enter academic education? An inquiry-based didactic sequence (IB-DS) was developed and implemented to address these questions, comprising 15 classes, with Botany as the central theme. This sequence drew inspiration from a previous project conducted at a Vespasiano, Minas Gerais school between 2013 and 2017. During the IB-DS implementation, students were guided through the stages of the scientific method, from hypothesis formulation to presenting the results of their research, thus leading to scientific literacy. Research conducted with FP-HS graduates and teachers revealed a positive outcome from the practice, where both groups faced and overcame challenges. Significant experience from the process was evident among graduates, who reported confidence in facing academic education. In addition to the IB-DS, an e-book with detailed guidelines was developed as a pedagogical product so that other teachers can conduct FP-HS in their classrooms.pt_BR
dc.description.resumoAs mudanças no panorama educacional e os desafios enfrentados no ensino de Biologia demandam uma variedade de estratégias didáticas por parte dos professores, visando garantir o efetivo aprendizado dos estudantes. Nesse contexto, o ensino por investigação emerge como uma ferramenta valiosa para envolver os alunos em práticas que não apenas permitam a assimilação, mas também a acomodação do conhecimento. Uma prática de destaque é a implementação do trabalho de conclusão no ensino médio (TCEM), que pode contribuir significativamente para a consolidação dos conceitos de Biologia e de outras disciplinas pelos estudantes. Contudo, essa abordagem enfrenta desafios específicos e ficam algumas perguntas: Como viabilizar o TCEM em escolas públicas brasileiras? Quais são os obstáculos enfrentados por alunos e professores ao longo dessa atividade? De que forma o TCEM pode fomentar o desenvolvimento do pensamento crítico, da linguagem científica e da escrita, pela formulação de hipóteses, condução de pesquisas experimentais e bibliográficas, discussão e conclusão dos resultados obtidos? Quais são os potenciais benefícios para os estudantes que, após o TCEM, ingressam no Ensino Superior? Para responder a essas questões, foi elaborada e aplicada uma sequência de ensino investigativa (SEI) composta por 15 aulas, tendo a Botânica como tema central. Essa sequência foi inspirada em um projeto anterior, realizado em uma escola estadual em Vespasiano, Minas Gerais, entre os anos de 2013 e 2017. Durante a aplicação da SEI, os estudantes foram conduzidos pelas etapas do método científico, desde a formulação de hipóteses até a apresentação dos resultados de suas pesquisas, conduzindo dessa maneira para a alfabetização científica. A pesquisa realizada com egressos e docentes dos TCEM revelou um resultado positivo da prática realizada, em que desafios foram enfrentados e vencidos por ambos os segmentos. Uma importante vivência do processo ficou evidenciada entre egressos, que relataram segurança para enfrentar o Ensino Superior. Como produto pedagógico, além da SEI, foi elaborado um e-book com orientações detalhadas para que outros professores possam realizar o TCEM em suas salas de aula.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.subjectTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectBotânicapt_BR
dc.subjectAlfabetização científica.pt_BR
dc.subject.otherEnsino - Biologiapt_BR
dc.subject.otherBotânicapt_BR
dc.subject.otherEnsino públicopt_BR
dc.subject.otherPesquisa científicapt_BR
dc.titleTrabalho de conclusão de ensino médio (TCEM): iniciação científica e abordagem investigativa na escola públicapt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCM Fernanda A. S. P. Fonseca, completo.pdf10.24 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons