Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/77211
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dc.creatorBárbara da Silva Mourthé Matosopt_BR
dc.creatorViviane Elisângela Gomespt_BR
dc.creatorWagner Marcenespt_BR
dc.creatorKênya Valéria Micaela de Souza Noronhapt_BR
dc.creatorCamilla Aparecida Silva de Oliveira Limapt_BR
dc.creatorRaquel Conceição Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-03T23:25:25Z-
dc.date.available2024-10-03T23:25:25Z-
dc.date.issued2023-
dc.citation.volume18pt_BR
dc.citation.issue9pt_BR
dc.citation.spagee0287244pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1371/journal.pone.0287244pt_BR
dc.identifier.issn19326203pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/77211-
dc.description.abstractIntrodução: Programas escolares de promoção da saúde bucal desempenham um papel crucial na obtenção da cobertura universal de cuidados de saúde bucal, abordando doenças bucais e promovendo o bem-estar e a qualidade de vida de crianças e adolescentes. No entanto, a falta de estudos avaliou os custos associados à implementação desses programas, o que dificulta que os tomadores de decisão os adotem em larga escala. Esta revisão visa avaliar os componentes de custo envolvidos em programas de promoção da saúde bucal baseados em escolas. Métodos: Esta revisão incluirá estudos que conduziram avaliações econômicas parciais ou completas, com foco na descrição dos componentes de custo de programas de promoção da saúde bucal implementados em escolas primárias envolvendo alunos de 6 a 14 anos. Uma busca sistemática foi conduzida em vários bancos de dados: MEDLINE, The Cochrane Library, Virtual Health Library, NHS Economic Evaluation Database, Web of Science, Scopus e EMBASE. Além disso, a literatura cinzenta foi pesquisada usando o Health Technology Assessment Database. Dois revisores independentes examinarão os títulos e resumos, seguidos por uma revisão de texto completo com base em critérios de inclusão predefinidos. A extração de dados e a avaliação crítica também serão realizadas de forma independente por dois revisores. Em caso de desacordos, a equipe de revisores os resolverá por meio de discussão. Discussão: A revisão sistemática resultante deste protocolo visa fornecer evidências sobre os componentes de custo e recursos necessários para implementar e manter programas escolares de promoção da saúde bucal. Essas informações podem auxiliar os tomadores de decisão na adoção desses programas em uma escala maior e no tratamento eficaz de doenças bucais entre crianças e adolescentes.pt_BR
dc.description.resumoIntroduction: Oral health-promoting school programs play a crucial role in achieving universal coverage of oral health care, by addressing oral diseases and promoting the well-being and quality of life of children and adolescents. However, a lack of studies has evaluated the costs associated with implementing these programs, which hinders decision-makers in adopting them on a large scale. This review aims to assess the cost components involved in school-based oral health-promoting programs. Methods: This review will include studies that have conducted either partial or full economic evaluations, focusing on describing the cost components of oral health-promoting programs implemented in primary schools involving students aged 6 to 14. A systematic search was conducted across multiple databases: MEDLINE, The Cochrane Library, the Virtual Health Library, the NHS Economic Evaluation Database, Web of Science, Scopus, and EMBASE. Additionally, gray literature was searched using the Health Technology Assessment Database. Two independent reviewers will screen the titles and abstracts, followed by a full-text review based on predefined inclusion criteria. Data extraction and critical appraisal evaluation will also be carried out independently by two reviewers. In case of disagreements, the reviewer team will resolve them through discussion. Discussion: The systematic review resulting from this protocol aims to provide evidence regarding the cost components and necessary resources for implementing and maintaining oral health-promoting school programs. This information can assist decision-makers in adopting these programs on a larger scale and effectively addressing oral diseases among children and adolescents.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAO - DEPARTAMENTO DE CLÍNICApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofPlos Onept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOral Healthpt_BR
dc.subjectBiosecuritypt_BR
dc.subject.otherSaúde Bucalpt_BR
dc.subject.otherEnsino Superiorpt_BR
dc.subject.otherBiossegurançapt_BR
dc.titleCost components of school-based oral health-promoting programs: a systematic review protocolpt_BR
dc.title.alternativeComponentes de custo de programas de promoção da saúde bucal em escolas: um protocolo de revisão sistemáticapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0287244pt_BR
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