Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/77252
Type: Artigo de Periódico
Title: Desafios e perspectivas contemporâneas da docência universitária: um diálogo com o professor António Nóvoa
Other Titles: Challenges and Contemporary Perspectives of University Teaching: a dialogue with professor António Nóvoa
Authors: António Nóvoa
Pauliane Romano Cirilo
Patrícia Nascimento Silva
Bréscia França Nonato
Abstract: Entrevista realizada com o professor António Nóvoa sobre os desafios contemporâneos da docência universitária. Em agosto de 2023,o professor Nóvoa esteve na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para realizar uma Conferência e na ocasião concedeu entrevista às docentes membros da comissão editorial da Revista Docência do Ensino Superior (RDES),que integra a Diretoria de Inovação e Metodologiasde Ensino (GIZ)da UFMG. A técnica de pesquisa utilizada foi a coleta direta por meio de uma entrevista. Na elaboração do instrumento foi considerada a produção do autor no âmbito da pedagogia universitária, além de questões relativas àformação de professores universitários, identidade profissional, articulação universidade-escola, tecnologias e desafios da docência universitária no século XXI. No diálogo com o professor, houve o privilégio de explorar suas contribuições enriquecedoras,desvendando como suas ideias têm contribuído para redefinir e fortalecer a formação de professores em contextos diversos. Ao evidenciar os desafios presentes no ensino superior, Nóvoa nos indica caminhos para fomentar uma educação superior pública, laica e gratuita, além de destacar a importância da liberdade e da inovação na construção dos processos pedagógicos junto aos estudantes e também na formação de professores.
Abstract: Interview conducted with professor António Nóvoa on the contemporary challenges of university teaching. In August 2023, professor Nóvoa was at the Federal University of Minas Gerais (UFMG) to hold a conference and on the occasion granted an interview to the professors who are members of the editorial committee of the Revista Docência no Ensino Superior (RDES),that integrates the Directorate of Innovation and Teaching Methodologies(GIZ)atUFMG. The research technique used was a direct collection through an interview. When preparing the instrument,the author's production in the field of university pedagogy was considered, in addition to issuesrelatingto the training of university professors, professional identity, university-school articulation, technologies and challenges of university teaching in the 21stcentury. In dialogue with the professor, wehad the privilege of exploring hisenriching contributions, revealing how hisideas have contributed to redefine and strengthen teacher training in differentcontexts. By evidencing the present challenges in higher education, Nóvoa indicates ways to promote public, secular,and free higher education, in addition to highlighting the importance of freedom and innovation in the construction of two pedagogical processes with students and also inteachertraining,
Subject: Ensino Superior
Pedagogia
Professores Universitários
Formação Profissional
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.48009
URI: http://hdl.handle.net/1843/77252
Issue Date: 2023
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/48009
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Docência do Ensino Superior
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Desafios e perspectivas contemporâneas da docência.pdfA.pdf369.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.