Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/77255
Type: Artigo de Periódico
Title: Gestão de periódicos científicos: desafios e aprendizados
Other Titles: Management of scientific journals: challenges and learnings
Authors: Patrícia Nascimento Silva
Wellerson de Oliveira Carneiro Junior
Abstract: Após um período de grandes desafios, como atravessar uma pandemia mundial, viver o afastamento social e o trabalho remoto, e ver a Universidade subsistir a tantos cortes orçamentários, iniciamos o ano de 2023 com novos ares e olhares. A retomada das atividades presenciais em 2022, a classificação A4 no Qualis Capes e as novas perspectivas no campo político nacional certamente são fatores que trouxeram uma energia renovada à equipe da Revista Docência do Ensino Superior (RDES). O ano de 2023 nos fez retomar as bases que permitiram a construção deste periódico, planejado e implementado dentro do GIZ como uma de suas ações estruturantes. A própria criação do GIZ, hoje institucionalizado como a Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, se deu como parte da proposta de adesão da UFMG ao Programa de Apoio do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais ─ o REUNI. Desde a sua criação dentro de um espaço formativo, como é o GIZ, a RDES tem se configurado como um recurso editorial que, além de publicar artigos científicos sobre o ensino na universidade, procura contribuir para a aprendizagem e a formação dos componentes da equipe, editores, avaliadores e autores. Buscando deixar para trás os anos obscuros de submissão da educação a interesses pessoais e ideológicos em nível nacional, e no desejo de voltar a certa normalidade institucional, nos colocamos a planejar ações importantes para a evolução do periódico. Neste ano, priorizamos realizar estudos e observações sobre requisitos de avaliação em novos indexadores ─ além daqueles em que o periódico já se encontra indexado ─, práticas da ciência aberta, critérios de internacionalização e estratégias de divulgação científica
Abstract: Após um período de grandes desafios, como atravessar uma pandemia mundial, viver o afastamento social e o trabalho remoto, e ver a Universidade subsistir a tantos cortes orçamentários, iniciamos o ano de 2023 com novos ares e olhares. A retomada das atividades presenciais em 2022, a classificação A4 no Qualis Capes e as novas perspectivas no campo político nacional certamente são fatores que trouxeram uma energia renovada à equipe da Revista Docência do Ensino Superior (RDES). O ano de 2023 nos fez retomar as bases que permitiram a construção deste periódico, planejado e implementado dentro da GIZ como uma de suas ações estruturantes. A própria criação da GIZ, hoje institucionalizada como Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, foi feita como parte da proposta de adesão da UFMG ao Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais ─ o REUNI. Desde a sua criação dentro de um espaço formativo, como é o GIZ, a RDES tem se configurado como um recurso editorial que, além de publicar artigos científicos sobre o ensino na universidade, procura contribuir para a aprendizagem e a formação dos componentes da equipe, editores ,avaliadores e autores. Buscando deixar para trás os anos obscuros de submissão da educação a interesses pessoais e ideológicos em nível nacional, e sem desejo de voltar a uma certa normalidade institucional, nos colocamos a ações importantes planejadas para a evolução do periódico. Neste ano, priorizamos realizar estudos e observações sobre requisitos de avaliação em novos indexadores ─ além daqueles em que o periódico já se encontra indexado ─, práticas da ciência aberta, critérios de internacionalização e estratégias de divulgação científica
Subject: Ensino Superior
Periódicos
Ciências
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.49314
URI: http://hdl.handle.net/1843/77255
Issue Date: 2023
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/49314
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Docência do Ensino Superior
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gestão de periódicos científicos.pdfA.pdf137.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.