Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/77527
Type: Monografia (especialização)
Title: Análise de sentimento das avaliações do Google Maps em perfis de creches privadas da cidade de Betim: um estudo aplicado.
Authors: Aline Glacielle Pereira Barbosa
Jacqueline Braga Paiva Orefici
First Advisor: Jacqueline Braga Paiva Orefici
Abstract: Este estudo aborda a relevância da análise de sentimentos na avaliação online de creches privadas, ressaltando sua repercussão na reputação institucional e na percepção dos consumidores. Para tal, foram reunidos dados das avaliações presentes nos perfis do Google Maps de cada instituição, os quais foram analisados no software Power BI, junto com a ferramenta Cognitive Services da Microsoft Azure. A análise de sentimentos ou mineração de opinião, visa compreender as opiniões e sentimentos dos indivíduos sobre assuntos específicos. O uso crescente de plataformas online, como redes sociais e websites, proporciona às pessoas mais oportunidades para expressar suas opiniões, aumentando a demanda por técnicas que coletem e identifiquem esses conteúdos e determinem o sentimento dos usuários. Este estudo não apenas conduz essa análise, mas também oferece insights para investigações futuras nesse campo em evolução contínua, e sugere a aplicação de estratégias de gestão e melhorias, como a análise SWOT, com base em avaliações realizadas online.
Abstract: This study addresses the relevance of sentiment analysis in the online evaluation of private nurseries, highlighting its impact on institutional reputation and consumer perception. To this end, data from evaluations on the Google Maps profiles of each institution were collected and analyzed using Power BI software, along with Microsoft Azure's Cognitive Services tool. Sentiment analysis, also known as opinion mining, aims to understand individuals' opinions and feelings on specific subjects. The growing use of online platforms, such as social media and websites, provides people with more opportunities to express their opinions, increasing the demand for techniques that collect and identify these contents and determine the sentiment of users. This study not only conducts this analysis but also offers insights for future research in this continuously evolving field and suggests the application of management and improvement strategies, such as SWOT analysis, based on online evaluations.
Subject: Análise de Sentimento
Microsoft Azure
Mineração de Dados
Ferramentas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Administração
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/77527
Issue Date: 6-Aug-2024
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons