Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/77542
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | A comunicação alternativa enquanto instrumento de garantia de processos dialógicos e acesso curricular para crianças que "não falam" |
Other Titles: | Alternative communication as an instrument to guarantee dialogical processes and curricular access for children who “do not speak” |
Authors: | Jáima Pinheiro de Oliveira Emely Kelly Santos Silva Oliveira |
Abstract: | Este artigo tem como principal objetivo problematizar concepções de linguagem e de sujeito que possam garantir os processos dialógicos em ambiente escolar para crianças que “não falam”. De maneira específica, pretende-se discutir compreensões de deficiência que circulam nas formações e em produções científicas, argumentando em favor daquelas que mais se aproximam de uma perspectiva inclusiva. Pretendemos, também, discutir sobre os percursos iniciais e fundamentais de uso desses recursos para que as crianças que se comunicam por meio da fala possam participar das atividades e, consequentemente, acessar o currículo escolar. A apresentação do texto terá três focos: no primeiro, faremos uma discussão sobre os avanços do campo da Educação Especial, as concepções de deficiência e o processo de inclusão escolar; no segundo, comentaremos sobre os sujeitos com necessidades complexas de comunicação e seu lugar na escola. E, na terceira parte, comentaremos sobre o acesso curricular desses sujeitos a partir do uso de recursos de Comunicação Alternativa. Os argumentos expostos esclarecem a necessidade de se investir em acessibilidade atitudinal e deixam claro que esses recursos são os principais instrumentos capazes de garantir o direito à comunicação e promover a aquisição de linguagem no ambiente escolar e por se tratar de um conhecimento especializado exige um trabalho colaborativo. |
Abstract: | This article aims to problematize conceptions of language and the subject that can guarantee the dialogical processes in school settings for children who "do not speak". Specifically, it intends to discuss understandings of disabilities that circulate in training and scientific productions, arguing in favor of those that come closest to an inclusive perspective. We also intend to discuss the initial and fundamental ways of using these resources so that children who communicate through speech can participate in activities and, consequently, access the school curriculum. The presentation of the text has three focuses: firstly, we discuss the advances in the field of Special Education, the conceptions of disability and the process of school inclusion; secondly, we comment on the subjects with complex communication needs and their place in the school. And, in the third part, we comment on the curricular access of these subjects from the use of Alternative Communication resources. The exposed arguments clarify the need to invest in attitudinal accessibility and make it clear that these resources are the main instruments capable of guaranteeing the right to communication, in addition to promoting language acquisition in the school setting, and, because it is specialized knowledge, it requires collaborative work. |
Subject: | Escolas Criança Linguagem Currículo escolar |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.55028/gd.v7i01.18573 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/77542 |
Issue Date: | 12-Jul-2023 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/18573 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista Gesto-Debate |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A comunicação alternativa enquanto instrumento de garantia de processos dialógicos e acesso curricular.pdf | 907.12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.