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http://hdl.handle.net/1843/77592
Tipo: | Tese |
Título: | Entre Zumbi e a Princesa: o debate sobre o negro no pensamento estético-político modernista |
Autor(es): | Mário Fernandes Rodrigues |
primer Tutor: | Roberto Alexandre do Carmo Said |
primer miembro del tribunal : | Eduardo de Assis Duarte |
Segundo miembro del tribunal: | Wander Melo Miranda |
Tercer miembro del tribunal: | Deivison Moacir Cezar de Campos |
Cuarto miembro del tribunal: | Emílio Carlos Roscoe Maciel |
Resumen: | Esta tese de natureza teórica, bibliográfica e documental aborda aspectos decorrentes das relações entre literatura, política, cultura e racismo suscitados na leitura comparada das obras de dois escritores centrais do modernismo literário brasileiro: Mário de Andrade e Oswald de Andrade. Com base nos postulados de Jacques Derrida (1994) sobre as políticas da memória, da herança e das gerações, assim como nos apontamentos de Eduardo Jardim (2022) e de Silviano Santiago (2023) sobre o legado modernista, partimos da hipótese de que somos herdeiros, mas não somos contemporâneos de Mário de Andrade e Oswald de Andrade, para mapear, extrair, filtrar, peneirar e apurar argumentos e imagens sobre a cultura e o povo negro produzidos no período entreguerras pelos dois artistas ligados aos grupos políticos e literários oriundos da Semana de Arte Moderna de 1922. O nosso interesse é compreender em que medida os argumentos dos modernistas amparam, fazem coro, interpelam, divergem e convergem com o pensamento social brasileiro no tocante à questão racial. Os resultados indicam, por exemplo, que muito antes de o Estado Democrático de Direito reconhecer a existência do racismo na sociedade brasileira, os modernistas levantaram e debateram o tema no espaço público. Em síntese, do ponto de vista do leitor negro, foi possível constatar que os dois escritores paulistas – companheiros das jornadas de 1922 rompidos na conjuntura da crise oligárquica de 1929 – travaram durante o Estado Novo (1937-1945) um ruidoso debate sobre temas de interesse das literaturas, das culturas e das histórias afro-brasileiras contemporâneas. |
Abstract: | This doctoral dissertation, theoretical, bibliographical, and documentary in nature, explores aspects arising from the relationships between literature, politics, culture, and racism, prompted by a comparative reading of the works of two central writers of Brazilian literary modernism: Mário de Andrade and Oswald de Andrade. Grounded on the postulates of Jacques Derrida (1994) regarding the politics of memory, of inheritance, and of generations, as well as on Eduardo Jardim’s (2022) and Silviano Santiago’s (2023) remarks about the modernist legacy, we hypothesize that we are heirs but not contemporaries of Mário de Andrade and Oswald de Andrade. This hypothesis guides our endeavor to map, extract, filter, sift, and refine arguments and images concerning culture and Black people, produced during the interwar period by these two artists, who were involved with the political and literary groups that originated from the Modern Art Week of 1922. Our aim is to understand to what extent the modernists' arguments support, resonate with, challenge, diverge from, and converge with Brazilian social thought as regards the issue of race. Our results indicate, for instance, that the modernists raised and debated this matter in the public sphere long before the Democratic State of Law recognized the existence of racism in Brazilian society. To conclude, from the perspective of the Black reader, it was possible to observe that the two writers from São Paulo - companions in the debates of 1922 who broke off during the oligarchic crisis of 1929 - engaged in a noisy debate during the Estado Novo (1937-1945) on topics of interest to contemporary Afro-Brazilian literatures, cultures, and histories. |
Asunto: | Andrade, Mário de, 1893-1945 – Crítica e intepretação Andrade, Oswald de, 1890-1954 – Crítica e interpretação Racismo na literatura Modernismo (Literatura) Literatura e sociedade |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários |
Tipo de acceso: | Acesso Restrito |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/77592 |
Fecha del documento: | 4-oct-2024 |
Término del Embargo: | 4-oct-2026 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado |
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