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http://hdl.handle.net/1843/77608
Type: | Dissertação |
Title: | Agilidade Potencializada: integração da inteligência artificial em projetos acadêmicos de pesquisa e extensão |
Authors: | Bruno Mateus Dias Santos |
First Advisor: | Rita de Cássia de Oliveira Sebastião |
First Referee: | Ana Paula de Carvalho Teixeira |
Second Referee: | João Paulo Ataíde Martins |
Abstract: | A dissertação aqui elaborada aborda a aplicação de agilidade e ferramentas de inteligência artificial no ambiente acadêmico de projetos de pesquisa e extensão universitária, com o principal objetivo de aprimorar os processos de gestão e aperfeiçoar a entrega de valor. A justificativa primordial para essa pesquisa se baseia na necessidade de melhorar os modelos de gestão aplicados atualmente nas universidades, visando maior eficiência, previsibilidade e qualidade nos projetos. A pesquisa utiliza uma abordagem explicativa e exploratória, analisando dados coletados em duas iniciativas parceiras, o projeto 1000 Futuros Cientistas e o Laboratório de Problemas Inversos e Cinética Química (PINCQ). Os resultados da pesquisa, aqui chamada de As-Is, revelaram diversas informações sobre a aplicação de metodologias ágeis e inteligência artificial nesses projetos. Foi identificado que a combinação dessas abordagens pode oferecer um novo modo de entrega de valor, auxiliando as equipes ao longo de todo o processo. Além disso, foram propostas métricas de maturidade para avaliar a eficácia da aplicação das práticas ágeis e adoção de uma rede neural. Essas métricas são altamente recomendadas para projetos de extensão universitária e pesquisa científica, pois fornecem informações precisas e facilitam a tomada de decisões informadas. Os principais resultados obtidos nos projetos incluem a criação de um modelo para medição de maturidade ágil e tecnológica, a implementação de um fluxo e quadro Kanban com métricas de fluxo, a realização de cerimônias ágeis e a introdução de um sistema de OKR por meio de workshops. No campo da inteligência artificial, foi desenvolvido um modelo de rede neural para análise do ambiente dos projetos, o qual atingiu uma precisão de 77% nos dados de teste e 100% nos dados de treinamento. Com base nesses resultados, foi elaborado um plano de ação, o Plano To-Be, que orienta as equipes acadêmicas na transição para uma gestão mais ágil e eficaz. Esse plano incorpora as melhores práticas identificadas e define metas e ações específicas para melhorar a colaboração, a entrega contínua de valor e otimizar os processos. Além disso, foram desenvolvidas planilhas automatizadas para o controle e análise das métricas propostas. Os resultados práticos fornecem direcionamentos claros para melhorar a eficiência, qualidade e previsibilidade dos projetos, contribuindo significativamente para o avanço do conhecimento e a inovação no ambiente acadêmico. |
Abstract: | This dissertation addresses the application of agility and artificial intelligence (AI) tools in academic research and extension projects, with the main objective of improving management processes and enhancing value delivery. The primary justification for this research is based on the need to improve the management models currently applied in universities, aiming for greater efficiency, predictability, and quality in projects. The research follows an explanatory and exploratory approach, analyzing data collected from two partner initiatives: the "1000 Future Scientists" project and the Laboratory of Inverse Problems and Chemical Kinetics (PINCQ). The research results, referred to as the As-Is phase, revealed significant insights into the application of agile methodologies and AI in these projects. It was identified that combining these approaches can offer a new value delivery model, assisting teams throughout the entire process. Additionally, maturity metrics were proposed to assess the effectiveness of agile practices and the adoption of a neural network. These metrics are highly recommended for university extension and research projects, as they provide accurate information and facilitate informed decision-making. Key project outcomes include the creation of a model for measuring agile and technological maturity, the implementation of a Kanban flow and board with flow metrics, the adoption of agile ceremonies, and the introduction of an OKR system through workshops. Regarding the AI component, a neural network model was developed to analyze the project environments, achieving 77% accuracy on test data and 100% on training data. Based on these findings, a To-Be action plan was created, guiding academic teams in transitioning to a more agile and efficient management approach. This plan incorporates the best practices identified during the research and sets specific goals and actions to improve collaboration, continuous value delivery, and process optimization. In addition, automated spreadsheets were developed to monitor and analyze the proposed metrics. The practical results offer clear directions for improving the efficiency, quality, and predictability of these projects, contributing significantly to the advancement of knowledge and innovation in the academic environment. |
Subject: | Inovações tecnológicas Empreendedorismo Propriedade intelectual Desenvolvimento organizacional Inteligência artificial Aplicações educacionais |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/77608 |
Issue Date: | 19-Aug-2024 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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