Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/77713
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Ideias e proposições estéticas/artísticas no ensino-aprendizagem em arte |
Autor(es): | Clarissa Carvalho Amorim Gonçalves |
Primeiro Orientador: | Geraldo Freire Loyola |
Primeiro membro da banca : | Maurício Silva Gino |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo sobre docência em Artes Visuais, reflexões teóricas, ideias e proposições para o desenvolvimento de materiais didático-pedagógicos para o ensino-aprendizagem em Arte, que podem auxiliar construção de conhecimentos estéticos/artísticos pelos alunos. O interesse por esse tema surgiu da observação da utilização de materiais didático-pedagógicos no trabalho com Artes Visuais e em conversa com professores. Para isso, este trabalho propõe a Abordagem Triangular, sistematizada pela professora/pesquisadora Ana Mae Barbosa e a Cognição Imaginativa, abordada pela professora/pesquisadora Lucia Gouvêa Pimentel como referências teóricas para professores na concepção e condução de experiências artísticas no ensino-aprendizagem. Expõe, também, pensamentos acerca de materiais didático-pedagógicos para o ensino-aprendizagem em Arte, tendo como base a tese PROFESSOR-ARTISTA-PROFESSOR: Materiais didático-pedagógicos e ensino-aprendizagem em Arte, do professor Geraldo Loyola, assim como ideias e proposições de artistas que, em suas produções, contribuem para a construção de conhecimentos estético/artísticos pelos alunos. O objetivo deste estudo foi o de desenvolver uma reflexão acerca das possibilidades de desenvolvimento, pelo professor de Arte, de materiais didático-pedagógicos alternativos e voltados para a realidade de cada escola e que contemplem, simultaneamente, os requisitos do componente curricular Arte. |
Abstract: | This paper presents a study on teaching in Visual Arts, theoretical reflections, ideas and propositions for the development of didactic-pedagogical materials for teaching-learning in Art, which can assist the construction of aesthetic/artistic knowledge by students. The interest for this theme arose from the observation of the use of didactic-pedagogical materials in the work with Visual Arts and in conversation with teachers. To this end, this paper proposes the Triangular Approach, systematized by the professor/researcher Ana Mae Barbosa and the imaginative cognition, approached by the professor/researcher Lucia Gouvêa Pimentel as theoretical references for teachers in the conception and conduct of artistic experiences in teaching-learning. It also exposes thoughts about didactic-pedagogical materials for teaching-learning in Art, based on the thesis PROFESSOR-ARTIST-PROFESSOR: Educational-pedagogical materials and teaching-learning in Art, Professor Geraldo Loyola, as well as ideas and propositions of artists who, in their productions, contribute to the construction of aesthetic/artistic knowledge by the students. The objective of this study was to develop a reflection on the possibilities of development, by the art teacher, of alternative didactic-pedagogical materials and focused on the reality of each school and that contemplate, simultaneously, the requirements of the Art curricular component. |
Assunto: | Arte - Estudo e ensino Material didático |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/77713 |
Data do documento: | 1-Mar-2020 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia_clarissagoncalves_2020-v2.pdf | 474.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.