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http://hdl.handle.net/1843/77730
Tipo: | Dissertação |
Título: | Desempenho na tomada de decisão baseada em mindset, emoções básicas, velocidade heurística e aversão ao risco no ambiente do Iowa Gambling Task |
Autor(es): | Rafael Nunes da Silva |
primer Tutor: | Carlos Alberto Gonçalves |
Segundo Tutor: | Carlos Magno Machado Dias |
primer miembro del tribunal : | Renato César Cardoso |
Segundo miembro del tribunal: | Alexandre Teixeira Dias |
Tercer miembro del tribunal: | Carlos Alberto Gonçalves |
Cuarto miembro del tribunal: | Carlos Magno Machado Dias |
Resumen: | Os estudos sobre o Mindset têm sido apontados na literatura como fator de peso na tomada de decisão humana. O Mindset assim como as emoções são influenciadores do processo de tomada de decisão e está na agenda dos pesquisadores como uma importante taxonomia humana com impacto no desempenho organizacional. O objetivo deste estudo é avaliar o desempenho e as emoções básicas de indivíduos com diferentes Mindsets quando submetidos a vídeos de conteúdo emocional, negativos e positivos, antes da execução do jogo Iowa Gambling Task (IGT) e investigar a existência de possíveis diferença de desempenho e emoções básicas entre eles, durante a tomada de decisão. O experimento foi realizado com a participação de 93 indivíduos, mulheres e homens, com idades entre 25 e 65 anos, atuantes no mercado de trabalho. Foi utilizado questionários, vídeos, testes validados e leitor de expressão facial. Foi realizado o preenchimento de um questionário Socioeconômico, com intuito de colher os dados base dos participantes. Posteriormente os participantes preencheram a escala PANAS (Positive Affect and Negative Affect Scale). Em seguida foi aplicado um formulário de Mindset como objetivo verificar a classificação de cada participante. Posteriormente, parte do grupo dos participantes denominados com “Mindset de Crescimento ou Acima da Média” foram estimulados por meio de vídeos de emoções positivas e a outra parte, estimulados por meio de vídeos de emoções negativas. O mesmo aconteceu com o grupo de participantes denominados com “Mindset Fixo ou Abaixo da Média”. Após assistirem aos vídeos os participantes iniciaram o jogo Iowa Gambling Task (IGT), onde tiveram seus rostos filmados durante este, para posterior análise no Software FaceReader. Os resultados destacam a influência do Mindset nas respostas dos participantes, incluindo aversão ao risco, desempenho, emoções e velocidade heurística. Embora diferenças significativas tenham sido encontradas em algumas medidas entre os grupos de Mindset acima e abaixo da média, outras não apresentaram diferenças. Conclui-se que este estudo destacou a importância das interações entre Mindset, emoções e desempenho na tomada de decisão, ressaltando a complexidade dessas relações. A aderência do modelo aos dados empíricos valida a estrutura teórica proposta, oferecendo uma base sólida para futuras pesquisas e intervenções práticas. |
Abstract: | Studies on Mindset have been highlighted in the literature as a significant factor in human decision-making. Mindset, along with emotions, influences the decision-making process and is a crucial aspect in the research agenda, impacting organizational performance. The aim of this study is to evaluate the performance and basic emotions of individuals with different Mindsets when exposed to emotional video content, both negative and positive, before executing the Iowa Gambling Task (IGT) and to investigate possible differences in performance and basic emotions among them during decision-making. The experiment involved 93 individuals, both women and men, aged between 25 and 65 years, who are active in the job market. Questionnaires, videos, validated tests, and facial expression readers were used. Participants filled out a Socioeconomic Questionnaire to collect basic data. Subsequently, they completed the PANAS scale (Positive Affect and Negative Affect Scale). Then, a Mindset questionnaire was applied to classify each participant. Subsequently, part of the group with "Growth Mindset or Above Average" was stimulated with positive emotion videos, while the other part, with "Growth Mindset or Below Average," was exposed to negative emotion videos. After watching the videos, participants started the Iowa Gambling Task (IGT), where their faces were filmed for later analysis using the FaceReader Software. The results highlight the influence of Mindset on participants' responses, including risk aversion, performance, emotions, and heuristic speed. While significant differences were found in some measures between the above-average and below-average Mindset groups, others did not show differences. In conclusion, this study emphasizes the importance of interactions between Mindset, emotions, and performance in decision-making, highlighting the complexity of these relationships. The adherence of the model to the empirical data validates the proposed theoretical structure, providing a solid foundation for future research and practical interventions. |
Asunto: | Neurociências Emoções Heurística Assunção de Riscos Tomada de Decisões |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Neurociências |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/77730 |
Fecha del documento: | 15-jul-2024 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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