Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/77741
Type: Dissertação
Title: A importância dos fósseis para o ensino de evolução: uma proposta de sequência didática promovendo o conhecimento da paleofauna brasileira
Authors: Júlio Antônio Alvarenga Santos
First Advisor: Alfredo Hannemann Wieloch
First Referee: Juliana Carvalho Tavares
Second Referee: Jonathas de Sousa Bittencourt Rodrigues
Abstract: A paleontologia é uma ciência que abrange duas grandes áreas de conhecimento: a biologia e a geologia. Através dela é possível estudar o processo de evolução biológica, necessário à compreensão de vários outros ramos da biologia. Os estudos da paleontologia no Brasil remontam meados do séc. XIX, mas ainda é uma área que possui um grande potencial para pesquisas. Há de ressaltar que mesmo sendo um item abarcado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC), sua aplicação nas aulas de biologia do ensino básico são sub-exploradas. Muito disso se deve ao fato de que temos mais acesso às descobertas feitas em outros países do que as que são feitas no Brasil, havendo necessidade de melhorias na divulgação científica. No Brasil já foram descobertas aproximadamente 50 espécies de dinossauros, mas uma parcela significativa dos estudantes não sabe que esses animais viveram em nosso país e nem de sua importância para evolução biológica. O presente projeto estudou formas de incrementar aulas que abordem paleontologia no ensino médio como as de evolução, destacando sua importância tanto no aspecto filogenético quanto cultural. O presente trabalho validou como práticas pedagógicas aplicadas por meio de uma Sequência Didática Investigativa (SDI) podem auxiliar no processo ensino-aprendizagem e na melhoria da divulgação de descobertas científicas feitas a partir de pesquisas brasileiras. Mesmo a proposta sendo pensada para o ensino presencial e aplicada de forma virtual, perceberam-se ganhos significativos de aprendizagem no campo do ensino de evolução, o que contribui com melhorias de concepção em outras áreas de ensino. Produtos como uma atividade gamificada e um jogo de cartas físico foram elaborados e colocados à crítica de 32 professores de biologia sobre sua relevância em sala de aula. Resultados apontam que a SDI apresentada, mesmo sendo com um número pequeno de pesquisados, oferece maneiras lúdicas e de viés investigativo para melhorias na concepção de evolução, baseando em personagens da nossa paleofauna.
Abstract: The classification of Cerrado phytophysiognomies is challenging due to the lack of clear distinction between them. To assist in this distinction and understand the influence of edaphic factors, we analyzed the floristic composition, diversity and structure of tree communities in the Serra do Cipó National Park. We used data from three 1ha plots of different Cerrado phytophysiognomies and information from NeoTropTree, totaling 558 sites. We analyzed 21 edaphic parameters and used multivariate analyses, species accumulation curves, Venn diagrams, statistical tests for comparison of means and usual phytosociological parameters. We confirmed the floristic distinction of Serra do Cipó phytophysiognomies in three vegetation types previously observed for the Cerrado (mesotrophic cerrado, dystrophic cerrado sensu largo and rupicolous cerrado). We identified distinct patterns in richness, diversity and structure, with greater species richness and diversity in forest physiognomies (mesotrophic cerrado) compared to savannas (dystrophic cerrado and rupicolous cerrado). Descriptors such as the Shannon index and basal area proved to be effective in differentiating the physiognomies. The vegetation types of the Cerrado in Serra do Cipó are grouped into three floristic groups influenced by edaphic variables. Remaining phosphorus is the main variable in the compositional structuring of the physiognomies, and this study is a pioneer in demonstrating the importance of this variable in distinguishing the physiognomies. Our findings fill a gap in studies, allowing a detailed view of the characteristics and responses of the physiognomies to specific environmental factors, and provide new and important information for the conservation biogeography of the Cerrado.
Subject: Ensino - Biologia
Paleontologia
Dinossauros
Evolução (Biologia)
Plano de aula
Pesquisa científica
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/77741
Issue Date: 7-Nov-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCM Júlio Alvarenga - versão final.pdfA IMPORTÂNCIA DOS FÓSSEIS PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO: uma proposta de sequência didática promovendo o conhecimento da paleofauna brasileira5.13 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons