Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/77752
Type: Tese
Title: Educação para o desenvolvimento da competência em informação nas instituições de ensino superior em Moçambique: experiências, ações e visões sobre as práticas na perspectiva de bibliotecários e docentes
Authors: Marta da Conceição João Maputere
First Advisor: Cláudio Paixão Anastácio de Paula
First Co-advisor: Ana Paula Meneses Alves
First Referee: Camila Araújo dos Santos
Second Referee: Jéssica Patrícia Silva de Sá
Third Referee: Rodrigo Moreno Marques
metadata.dc.contributor.referee4: Lorena Tavares de Paula
Abstract: A competência em informação (CoInfo) é considerada, universalmente, como uma aprendizagem fundamental que requer, de quem se dispõe a ensiná-la, uma abordagem criativa para desenvolver nos estudantes competências que permitam a eles assumirem uma postura reflexiva, crítica, criativa em torno da busca e do uso responsável da informação. Os bibliotecários são parte integrante deste processo educativo e as parcerias com outros profissionais são necessárias para que a educação em informação e o desenvolvimento da CoInfo seja mais integrativa. A pesquisa teve como objetivo explorar a compreensão e a incorporação das práticas da CoInfo em instituições de ensino superior (IES) em Moçambique. Foi desenvolvida na perspectiva do corpo docente, no contexto das disciplinas, e dos bibliotecários, no contexto das ações e iniciativas oferecidas pelas bibliotecas. Intencionou-se identificar contribuições para o desenvolvimento da CoInfo e um possível trabalho colaborativo entre estes atores com vistas a potencializar a aprendizagem dos estudantes. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, conduzida por meio de estudo de caso desenvolvido a partir de uma amostra de três IES da cidade de Chimoio, capital da província moçambicana de Manica. Teve como participantes docentes e os bibliotecários dessas instituições. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário on-line elaborado na plataforma Google Forms, aplicado a uma amostra por conveniência composta por setenta e um (71) docentes e uma amostra intencional formada por quatro (4) bibliotecários universitários. O desenho deste estudo foi mais abrangente quanto à abordagem, integrando métodos mistos QUAN (+ qual) na coleta e análise de dados. A análise de dados foi realizada por meio de estatística descritiva, e eles são apresentados por meio de tabelas, gráficos, frequências e porcentagens. Os resultados obtidos demonstraram que 32 (45,1%) docentes estavam familiarizados com o termo CoInfo e 27 (38,0%) desconheciam o termo, ainda assim, 53 (74,6%) entenderam o significado do termo CoInfo e incorporaram os conteúdos da CoInfo em sua prática de ensino. Tanto os docentes quanto os bibliotecários, na sua maioria, não estavam familiarizados com os instrumentos da CoInfo da Association of College and Research Libraries (ACRL) (Padrões de 2000 e Framework de 2015). Verificou-se também que os docentes atribuíram tarefas ou atividades de informação aos seus estudantes com o objetivo de familiarizá-los com pesquisas acadêmicas e o desenvolvimento da CoInfo, sendo que o trabalho em grupo foi o mais indicado como a preferência destes docentes. Contudo, embora o corpo docente tenha incorporado os conteúdos da CoInfo em suas disciplinas, a maioria indicou que as competências informacionais dos estudantes permaneciam num nível de conhecimento básico em todas as categorias e que as práticas da CoInfo não são aplicadas com frequência na feitura dos trabalhos acadêmicos. Quanto às práticas atuais ou ações voltadas à CoInfo nas bibliotecas pesquisadas, todas afirmaram que praticam atividades voltadas para a CoInfo, entretanto, os bibliotecários também não estavam familiarizados com instrumentos da CoInfo da ACRL (Padrões de 2000 e Framework de 2015), que, internacionalmente, são tidos como ferramenta de trabalho do bibliotecário. A natureza das práticas da CoInfo oferecidas pelos bibliotecários são básicas e desenvolvidas por meio de iniciativas de orientação sobre os serviços da biblioteca e educação dos usuários na modalidade presencial, sendo a primeira a preferido entre os bibliotecários. Verificou-se a ausência de programas sistemáticos voltados à CoInfo e ausência de trabalho colaborativo entre bibliotecários e docentes no âmbito da CoInfo. No entanto, verificou-se que docentes e bibliotecários cooperam nas áreas de desenvolvimento de coleções e orientação da biblioteca, atividades que ocorrem quando solicitadas pelo corpo docente. Este estudo permitiu mapear o estágio atual das práticas da CoInfo nas instituições pesquisadas e os resultados fornecem informações que, potencialmente, podem ajudar as instituições pesquisadas – mais particularmente aos docentes destas e outras instituições – na reformulação de suas práticas de ensino e na conscientização sobre a importância da CoInfo e os benefícios que ela pode trazer aos estudantes e docentes. Os resultados poderão, ainda, ajudar os bibliotecários a repensarem suas práticas atuais e a forma como elas estão instituídas, sugerindo-lhes que expandam mais suas ações colocando-as num contexto mais holístico. No entanto, para que isso ocorra, é preciso investir na formação continuada dos bibliotecários na área de Biblioteconomia e Ciência da Informação e conhecer as teorias de aprendizagem de forma que, com uma base integrada nesses dois campos, eles possam escolher o método de ensino que melhor se enquadre ao seu contexto. Acredita-se que este estudo possa vir a contribuir positivamente para a conscientização e promoção de desenvolvimento da CoInfo no contexto moçambicano.
Abstract: Information literacy (IL) is universally considered as a fundamental learning process that requires a creative approach from those willing to teach it, aimed at developing, in students, skills that allow them to assume a reflective, critical, creative approach around the search and responsible use of information. Librarians are an important part of this educational process, and partnerships with other professionals are necessary for information education and the development of IL to be more integrative. The research aimed to explore the understanding and incorporation of IL practices in higher education institutions (HEIs) in Mozambique. It is developed from the perspective of the faculty, in the context of disciplines, and of librarians, in the context of actions and initiatives offered by libraries. It is developed to identify contributions for the development of IL and for a possible collaborative work between these actors - with a view to enhancing student learning. From the methodological point of view, the research is characterized as exploratory and descriptive, conducted through a case study developed from a limited sample of three higher education institutions Chimoio city. It had as participating subjects the faculty and librarians of these institutions. An online questionnaire prepared on the Google Forms platform was used as data collection instruments, applied to a convenience sample composed of seventy-one (71) lecturers, distributed by three researched institutions, and an intentional sample formed by four (4) librarians College students. The design of this study was more comprehensive in terms of approach, integrating mixed methods QUAN (+ qual) in data collection and analysis. Data analysis was performed using descriptive statistics, presented through tables, graphs, frequencies and percentages. The results showed that 32 (45.1%) were familiar with the term information literacy and 27 (38.0%) were unaware of the term, yet more than half 53 (74.6%) understood the meaning of the term information literacy and incorporated IL contents into their teaching practice. Both lectures and librarians, most of them were not familiar with ACRL's IL instruments (2000 Standards and 2015 Framework). It was also verified that the lectures determine the execution of tasks or information activities to their students with the objective of familiarizing them with academic research and the development of IL, and group work was the most indicated as the preference of these lectures. However, although the lecturers have incorporated IL content into their disciplines, most of them indicated that students' information skills remained at a basic knowledge level in all categories and that IL practices are not frequently applied in the making of assignments. academics. As for current practices or actions aimed at IL in the researched libraries, all stated that they practice activities aimed at IL, however, librarians were also not familiar with ACRL IL instruments (Standards of 2000 and Framework of 2015), which, internationally, are seen as a working tool for the librarian. The nature of the IL practices offered by librarians are basic and developed through orientation initiatives on library services and user education in the face-to-face modality, the former being preferred among librarians. There was an absence of systematic programs aimed at information literacy, and an absence of collaborative work between librarians and lecturers within the scope of IL. However, it was found that lectures and librarians cooperate in the areas of collection development and library guidance, activities that occur when requested by the faculty. This study allowed mapping the current stage of IL practices in the researched institutions and the results provide information that, potentially, can help the researched institutions – more particularly the lectures of these and other institutions – in the reformulation of their teaching practices and in raising awareness about the importance of IL and the benefits it can bring to students and teachers. The results may also help librarians to rethink their current practices and the way they are instituted, suggesting that they further expand their actions by placing them in a more holistic context. However, for this to happen, it is necessary to invest in the continuing education of librarians in the area and in-depth training around learning theories so that, with an integrated base in these two fields, they can choose the teaching method that best suits them and fit its context. It is believed that this study may contribute positively to raising awareness and promoting the development of IL in the Mozambican context.
Subject: Ciência da informação
Competência em informação
Bibliotecas universitárias – Moçambique
Bibliotecários
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/77752
Issue Date: 30-Mar-2023
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TeseMarta Maputere.pdf3.77 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.