Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/77766
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Formas animadas: o movimento desenhado na animação cartunesca |
Other Titles: | Animated shapes: the movement drawn in cartoon animation |
Authors: | Antonio César Fialho de Sousa |
Abstract: | Esta pesquisa propõe um recorte investigativo sobre a constituição da forma de determinados personagens caricatos, selecionados a partir da funcionalidade do desenho para animação, com o propósito de argumentar como o projeto visual de certas figuras exacerbam a variação criativa entre suas poses para estabelecer mudanças consecutivas ao movimento desenhado, sugerindo espontaneidade à animação cartunesca. Por meio de um breve panorama histórico sobre as relações dinâmicas que se estabeleceram entre forma e movimento no desenho animado estadunidense, principalmente nas décadas de 1910 a 1940, a pesquisa delimita como certas variações na estrutura externa e interna da figura foram decisivas para influenciar essa construção qualitativa na animação de personagens. A partir daí, a pesquisa se desdobra para analisar a forma de alguns personagens contemporâneos da animação cartunesca em relação às peculiaridades do movimento realizado por eles, propondo destacar os atributos do resultado qualitativo dessas animações. Assim, busca-se refletir como as formas destes personagens se reorganizam para representar o movimento animado, tomando por base a prática de princípios fundamentais específicos, discutidos conceitualmente e analisados, em sua estrutura construtiva, nesta pesquisa. |
Abstract: | This research proposes an investigative clipping on the constitution of the shape of certain cartoon characters, selected from the functionality of drawing for animation, with the purpose of arguing how the visual project of certain figures exacerbates the creative variation between their poses to establish consecutive changes to the drawn movement, suggesting spontaneity to cartoon animation. Through a brief historical overview of the dynamic relationships that were established between shape and movement in American cartoons, mainly from the 1910s to the 1940s, the research delimits how certain variations in the external and internal structure of the figure were decisive in influencing this qualitative construction in character animation. From there, the research unfolds to analyze the configuration of some contemporary characters of cartoon animation in relation to the peculiarities of the movement performed by them, proposing to highlight the attributes of the qualitative result of these animations. Thus, we seek to reflect on how the shapes of these characters are reorganized to represent the animated movement, based on the practice of specific fundamental principles, conceptually analyzed, in its constructive structure, in this research. |
Subject: | Desenho animado Personagens de desenhos animados Caricaturas e desenhos humorísticos |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | EBA - DEPARTAMENTO DE FOTOGRAFIA |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.22398/2525-2828.82464-78 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/77766 |
Issue Date: | 2023 |
metadata.dc.url.externa: | https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/471 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista Diálogo |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Formas animadas.pdf | 4.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.