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dc.contributor.advisor1Roberto Gonzalez Duartept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0873613754677282pt_BR
dc.contributor.referee1Thiago Ferreira Quilicept_BR
dc.contributor.referee2Otávio Rezendept_BR
dc.creatorLaís Ione Araújo Fagundespt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3634990893621951pt_BR
dc.date.accessioned2024-11-05T11:51:13Z-
dc.date.available2024-11-05T11:51:13Z-
dc.date.issued2024-07-17-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/77815-
dc.description.resumoEste estudo tem como principal objetivo analisar como as ações de promoção e defesa comercial realizadas pela Abicalçados e as exportações brasileiras de calçados coevoluíram, entre os anos de 1980 e 2022. Para isso, será necessário analisar a dinâmica coevolutiva entre Abicalçados, o governo federal e o desempenho das exportações de calçados brasileiros. Compreender essa dinâmica é importante para os formuladores de políticas públicas, empresários e outros interessados na melhoria e expansão sustentável da indústria de calçados no país. O estudo justifica-se ao trazer um panorama sobre as ações de promoção e defesa comercial realizadas pela Abicalçados e o posicionamento do governo federal em relação às demandas do setor calçadista brasileiro, utilizando a perspectiva da coevolução. Além disso, identifica as políticas-chave, os pontos de virada e os desafios enfrentados ao longo desse processo. A metodologia adotada nesta pesquisa se baseia numa abordagem qualitativa e exploratória, por meio da análise documental de relatórios, publicações e registros históricos da Abicalçados, além de dados de fontes governamentais e institucionais. Os resultados indicam que a Abicalçados desempenhou um papel chave na promoção e defesa comercial das exportações brasileiras de calçados, utilizando estratégias para aumentar a visibilidade e competitividade das empresas do setor, bem como diversificar os mercados de exportação. Além disso, as ações de defesa comercial foram primordiais para proteger a indústria nacional contra práticas desleais de concorrência internacional. A análise revelou que as ações de promoção e defesa comercial da Abicalçados operaram de forma interdependente com as iniciativas do poder público, caracterizando um processo de coevolução. As implicações teóricas deste estudo reforçam a relevância de uma abordagem dinâmica e adaptativa para a promoção comercial, destacando que estratégias eficazes devem evoluir continuamente em resposta às transformações do mercado global. A pesquisa oferece contribuições a partir do amplo panorama de dados apresentados, que revela a importância de uma abordagem integrada de promoção e defesa comercial.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComércio Internacionalpt_BR
dc.subjectPromoção Comercialpt_BR
dc.subjectAdministração Públicapt_BR
dc.subjectCoevoluçãopt_BR
dc.titleA coevolução entre ações de promoção e defesa comercial e as exportações brasileiras de calçadospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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