Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/77844
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bernardo Jefferson de Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9381004373309208pt_BR
dc.contributor.referee1Josemeire Alves Pereirapt_BR
dc.contributor.referee2Júlio César Virgínio da Costapt_BR
dc.creatorPablo Diego Silva de Souza Jorgept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7239205302501869pt_BR
dc.date.accessioned2024-11-06T11:43:39Z-
dc.date.available2024-11-06T11:43:39Z-
dc.date.issued2024-05-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/77844-
dc.description.abstractThe present research is guided by the idea that virtual museums can function as na educational resource and contribute to a more plural and democratic teaching-learning process regarding the history of the Black population in Brazil. The objective of this study is to develop a digital thematic repository of museum exhibitions an educational resource to the teaching-learning process on the history of the Black diaspora. To achieve this, the work explores available resources that can enhance the development of a digital thematic repository of museum exhibitions; selected the exhibitions as content to be included in the thematic repository; and identify digital tools that contribute to the construction, visibility, and use of the repository. To elucidate the central themes of this study, the following topics were examined: teaching the history of Afro-Brazilian culture, digital repository, museums, decoloniality, museum education, virtual museums, and educational resources. Regarding the methodological procedures, bibliographic research was conducted in databases and directories of electronic journals and learning objects, as well as specific collections dedicated to Black culture and intellectual production. The development of the educational resource followed the following design: research and bibliographic survey (on the thematic of the digital thematic repository), selection, treatment, and organization of the collection (content) to be made available, and creation, configuration, and customization (of the repository using Tainacan – a technological solution for creating digital collections on the Internet). The resource developed dissemination of the Black diaspora history and to the teaching of African and Afro-Brazilian history and culture, once adapted to schools and their social context.pt_BR
dc.description.resumoOs museus virtuais podem funcionar como recurso educacional e contribuir para um processo mais plural e democrático de ensino-aprendizagem da história do povo negro no Brasil. Esta ideia orienta a presente pesquisa que tem como objetivo elaborar um repositório temático digital de exposições museais que atue como recurso educacional facilitador do processo de ensino-aprendizagem sobre a história da diáspora e da cultura negra. Para tanto, pretende-se explorar os recursos disponíveis que possam potencializar a elaboração de um repositório temático digital de exposições museais; realizar a curadoria das exposições como conteúdo a ser inserido no repositório temático e identificar ferramentas digitais que contribuam para a construção, a visibilidade e o uso do repositório. Para tornar compreensíveis os temas caros a este estudo, foram examinadas as seguintes temáticas: ensino de história da cultura afrobrasileira, repositório digital, museus, decolonialidade, educação museal, museu virtual e recursos educacionais. Quanto aos procedimentos metodológicos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em base de dados e diretórios de revistas eletrônicas e de objetos de aprendizagem, além de acervos específicos dedicados à cultura e produção intelectual negra. O desenvolvimento do recurso educacional proposto seguiu o seguinte desenho: pesquisa e levantamento bibliográfico (sobre a temática do repositório temático digital), seleção, tratamento e organização do acervo (conteúdo) a ser disponibilizado e criação, configuração e customização (do repositório a partir do Tainacan – solução tecnológica para a criação de coleções digitais na Internet). Dentre as contribuições do recurso, espera-se que este estimule os seus usuários, a partir do seu uso, a multiplicarem os conhecimentos adquiridos sobre o tema apresentado da diáspora negra e do ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira e os adequem para a sala de aula, assim como para o seu contexto escolar e social.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/*
dc.subjectRepositório temático digitalpt_BR
dc.subjectMuseu virtualpt_BR
dc.subjectRecurso educacionalpt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectNegros - Brasil - históriapt_BR
dc.subject.otherCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subject.otherEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subject.otherMuseus e escolaspt_BR
dc.subject.otherMuseus - Aspectos educacionaispt_BR
dc.titleHistória e cultura africana e afro-brasileira: proposta de elaboração de um repositório temático digital de exposições museaispt_BR
dc.title.alternativeAfrican and Afro-Brazilian history and culture: proposal for the development of a digital thematic repository of museum exhibitionspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8230-6035pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
História da cultura africana e afro-brasileira - Dissertação - Pablo Jorge.pdf1.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons