Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/77844
Tipo: | Dissertação |
Título: | História e cultura africana e afro-brasileira: proposta de elaboração de um repositório temático digital de exposições museais |
Título(s) alternativo(s): | African and Afro-Brazilian history and culture: proposal for the development of a digital thematic repository of museum exhibitions |
Autor(es): | Pablo Diego Silva de Souza Jorge |
primer Tutor: | Bernardo Jefferson de Oliveira |
primer miembro del tribunal : | Josemeire Alves Pereira |
Segundo miembro del tribunal: | Júlio César Virgínio da Costa |
Resumen: | Os museus virtuais podem funcionar como recurso educacional e contribuir para um processo mais plural e democrático de ensino-aprendizagem da história do povo negro no Brasil. Esta ideia orienta a presente pesquisa que tem como objetivo elaborar um repositório temático digital de exposições museais que atue como recurso educacional facilitador do processo de ensino-aprendizagem sobre a história da diáspora e da cultura negra. Para tanto, pretende-se explorar os recursos disponíveis que possam potencializar a elaboração de um repositório temático digital de exposições museais; realizar a curadoria das exposições como conteúdo a ser inserido no repositório temático e identificar ferramentas digitais que contribuam para a construção, a visibilidade e o uso do repositório. Para tornar compreensíveis os temas caros a este estudo, foram examinadas as seguintes temáticas: ensino de história da cultura afrobrasileira, repositório digital, museus, decolonialidade, educação museal, museu virtual e recursos educacionais. Quanto aos procedimentos metodológicos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em base de dados e diretórios de revistas eletrônicas e de objetos de aprendizagem, além de acervos específicos dedicados à cultura e produção intelectual negra. O desenvolvimento do recurso educacional proposto seguiu o seguinte desenho: pesquisa e levantamento bibliográfico (sobre a temática do repositório temático digital), seleção, tratamento e organização do acervo (conteúdo) a ser disponibilizado e criação, configuração e customização (do repositório a partir do Tainacan – solução tecnológica para a criação de coleções digitais na Internet). Dentre as contribuições do recurso, espera-se que este estimule os seus usuários, a partir do seu uso, a multiplicarem os conhecimentos adquiridos sobre o tema apresentado da diáspora negra e do ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira e os adequem para a sala de aula, assim como para o seu contexto escolar e social. |
Abstract: | The present research is guided by the idea that virtual museums can function as na educational resource and contribute to a more plural and democratic teaching-learning process regarding the history of the Black population in Brazil. The objective of this study is to develop a digital thematic repository of museum exhibitions an educational resource to the teaching-learning process on the history of the Black diaspora. To achieve this, the work explores available resources that can enhance the development of a digital thematic repository of museum exhibitions; selected the exhibitions as content to be included in the thematic repository; and identify digital tools that contribute to the construction, visibility, and use of the repository. To elucidate the central themes of this study, the following topics were examined: teaching the history of Afro-Brazilian culture, digital repository, museums, decoloniality, museum education, virtual museums, and educational resources. Regarding the methodological procedures, bibliographic research was conducted in databases and directories of electronic journals and learning objects, as well as specific collections dedicated to Black culture and intellectual production. The development of the educational resource followed the following design: research and bibliographic survey (on the thematic of the digital thematic repository), selection, treatment, and organization of the collection (content) to be made available, and creation, configuration, and customization (of the repository using Tainacan – a technological solution for creating digital collections on the Internet). The resource developed dissemination of the Black diaspora history and to the teaching of African and Afro-Brazilian history and culture, once adapted to schools and their social context. |
Asunto: | Cultura afro-brasileira Tecnologia educacional Ensino auxiliado por computador Ensino - Meios auxiliares Museus e escolas Museus - Aspectos educacionais |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/77844 |
Fecha del documento: | 20-may-2024 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
História da cultura africana e afro-brasileira - Dissertação - Pablo Jorge.pdf | 1.96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons