Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/77846
Type: Dissertação
Title: Arte e literatura infantil: a expressão visual em livros de imagem por Renato Moriconi e Rui de Oliveira
Other Titles: Art and children’s literature: visual expression in wordless picture books by Renato Moriconi and Rui de Oliveira
Authors: Alexânia de Avelar Campos
First Advisor: Celia Abicalil Belmiro
First Co-advisor: Telma Borges da Silva
First Referee: Patrícia Corsino
Second Referee: Elizabeth Guzzo de Almeida
Abstract: Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa Educação e Linguagem do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG e aborda o estudo das imagens na literatura infantil, explorando como a literatura infantil e as artes visuais se entrelaçam para criar o livro de imagem. Esse gênero literário consiste em narrativas constituídas inteiramente por meio de imagens e sua compreensão e análise têm implicações no campo da educação e na formação de leitores. Sua exploração exige um tratamento singular por suas especificidades de comunicação, além da produção de um campo de significações. Os ilustradores têm, portanto, o papel de não só criar a memória e o passado visual de seus leitores, mas, acima de tudo, formar e educar o olhar. O objetivo principal da pesquisa é, a partir de seus livros de imagem, compreender as aproximações e as especificidades entre dois autores-ilustradores: Renato Moriconi e Rui de Oliveira. O referencial teórico que sustenta as bases desta investigação apoia-se em Belmiro (2008, 2011, 2014a, 2014b), Fittipaldi (2008), Lee (2012), Linden (2018), Oliveira (2008), Salisbury e Styles (2013) e Ramos (2011), os quais investigam as ilustrações nos livros de literatura infantil. A discussão se amplia com Bakhtin (2003, 2013), do campo da filosofia da linguagem, Baudelaire (2006), Diderot (1993) e Venturi (2013), representantes da crítica de arte, considerando que o contato com diferentes obras literárias e artísticas repercute no processo de formação humana (Candido, 1999). A pesquisa utilizou, como corpus de análise, seis obras do autor-ilustrador Renato Moriconi e seis obras do autor-ilustrador Rui de Oliveira, centrando-se nas propostas estéticas de cada autor (Christin, 2006), a partir das seguintes categorias: cor, do preto ao branco em suas gradações de cinza, interpicturalidade, interlinguagens e desenho da figura humana. A metodologia adotada para esta pesquisa se baseia em uma abordagem comparativa das obras, respaldando-se na concepção de que a literatura comparada possui um objetivo mais abrangente, que consiste em contribuir para o esclarecimento de questões literárias que demandem perspectivas amplas do ponto de vista do que entendemos como livro de imagem (Carvalhal, 2006). Ao abordar as origens e influências que moldaram as experiências dos autores do corpus da pesquisa, é possível compreender as singularidades e as afinidades que existem entre eles, as quais estão intrinsecamente ligadas às suas formações intelectuais, profissionais e estéticas. Os resultados revelam como cada um deles estabelece relações singulares com diferentes linguagens na produção de livros de imagem. Assim, esses livros são artefatos culturais que ampliam as formas de ver o mundo e de falar sobre ele, sendo que sua exploração requer uma abordagem própria devido às suas características discursivas.
Abstract: This dissertation is situated in the Education and Language research area, within the Federal University of Minas Gerais’ Graduate Program in Education. This work approaches the investigation of pictures in children’s literature, exploring how children’s literature and visual arts interweave to create wordless picture books. This literary genre consists of narratives built entirely with pictures. Understanding and analyzing such genres bears implications for both the field of Education, more generally, and readers’ education, more specifically. Its study must be handled in a singular manner due to its specific communication features and the production of a field of possible meanings. Therefore, illustrators not only have to create their readers’ memory and visual past, but, above all things, they also have to shape and educate one’s visual perception. The research’s main goal is to understand the points of proximity and the particularities among the wordless picture books of two illustrator-authors, Renato Moriconi and Rui de Oliveira. The theoretical framework upon which this investigation is based is supported by Belmiro (2008, 2011, 2014a, 2014b), Fittipaldi (2008), Lee (2012), Linden (2018), Oliveira (2008), Salisbury and Styles (2013) and Ramos (2011), who investigate illustrations in children’s books. Furthermore, the discussion is expanded with contributions from Bakhtin (2003, 2013), in the field of Philosophy of Language; Baudelaire (2006), Diderot (1993), and Venturi (2013), as representatives of Art criticism, taking into consideration that being in touch with a range of literary and artistic pieces bears implications for the process of human formation (Candido, 1999). The corpus for analysis in this investigation consisted of six pieces by Renato Moriconi and six pieces by Rui de Oliveira, focusing on each author’s aesthetic propositions (Christin, 2006), drawing on the following categories: color, ranging from black to white in its shades of grey; interpicturality; interlanguages; and human depiction. The methodology adopted in this research is based on a comparative approach for the study of literary pieces, assuming that Comparative Literature has a broader objective, seeking to advance understandings of issues in the literary field which require broad perspectives on our conceptions of wordless picture books (Carvalhal, 2006). By approaching the origins and influences that shaped the experiences of the authors encompassed by the research corpus, it is possible to understand the particularities and affinities among them, which are intrinsically connected to their intellectual, professional and aesthetic constitution. The results indicate how each of the authors establishes singular relationships with different languages in the process of making wordless picture books. Thus, wordless picture books are cultural artifacts that amplify our ways of talking about and seeing the world, and their exploration requires a specific approach due to their discursive features.
Subject: Educação
Literatura infantojuvenil
Livros ilustrados para crianças
Leitores - Formação
Ilustradores
Arte infantil
Arte na educação
Moriconi, Renato, - 1980-
Oliveira, Rui de, - 1942-
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/77846
Issue Date: 30-Oct-2023
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_Alexânia_de_Avelar_Campos.pdf3.27 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons