Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/77859
Type: Monografia (especialização)
Title: Mudanças estratégicas em tempos de pandemia da covid-19: estudo de caso na empresa Qjo Acessórios
Authors: Marilde Ferreira da Silva Coimbra
First Advisor: Raphael Nascimento
Abstract: Este estudo teve como objetivo, apresentar os impactos da nova realidade causada pela pandemia da COVID-19, nas pequenas e microempresas, é um estudo de caso realizado na QJo Acessórios, uma micro empresa. Buscou relatar as consequências da pandemia do Covid 19 para ela e outras tantas. Sabe-se que a pandemia teve seu início em 2019 na cidade de Wuhan na China, mas somente se estabeleceu no Brasil em 2020. A pandemia trouxe impactos em todas as relações humanas, desde o convívio social, a forma de consumo, lazer e trabalho. Resultou em alto índice de contaminação e exigiu dos gestores mudanças estratégicas para continuarem a manter as empresas em funcionamento. A maior preocupação foi com os produtos essenciais pois a situação exigia o confinamento e restringia o acesso aos ambientes coletivos. A pandemia impactou, a esfera política, econômica e educacional. Forçando a todos mudar nas estratégias de comercialização, atividades digitais se expandiram em busca de manutenção do mercado e atendimento as necessidades dos clientes. As estratégias utilizadas pelo mercado para suportar o período pandêmico foi principalmente, a de realização do trabalho remoto, vendas online e entregas (delivery) e pouco a pouco o mercado está reagindo. Este estudo analisou os impactos da pandemia no comércio brasileiro, apresentou as mudanças ocorridas no cenário econômico e avaliou as consequências da pandemia para a gestão da empresa em estudo, reconhecendo que é necessário uma gestão estratégica eficiente para se sobreviver a uma crise e a melhor estratégia em tempos de crise com afastamento é as vendas online e entregas ao domicílio.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão de Negócios
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/77859
Issue Date: 25-Mar-2024
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Marilde F S Coimbra - word final.pdf971 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.