Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/77860
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Ferramentas digitais auxiliando a linguagem oral e escrita na educação |
Autor(es): | Juliana Farias Pereira dos Santos Luz Teixeira |
primer Tutor: | Lívia Andrea Figueiró de Souza |
primer miembro del tribunal : | Eliane Silvestre Oliveira |
Resumen: | Este trabalho tem como objetivo apresentar ferramentas digitais didáticas para alunos do ciclo fundamental, isso para preparar os profissionais de Educação para uma nova realidade digital, a qual busca a interação pessoa/tecnologia em prol do aprendizado dos alunos. Para isso, estudaram-se as sequências didáticas de histórias em quadrinhos (HQ) quanto à inovação e tecnologias digitais 3.0; do jogo da forca na plataforma Moodle, bem como os seus objetos de aprendizagem; da história em quadrinho pelo software Toondoo, ferramenta útil para o aprendizado de crianças e jovens; da Audacity, com foco em recursos audiovisuais na escola; do trabalho com o nome dos discentes por intermédio do uso das redes sociais na Educação. A metodologia utilizada foi o uso de materiais, livros e aplicativos que orientem o profissional de Educação no ensino-aprendizagem em sala de aula, na medida em que esse atua como mediador entre os saberes dos discentes, auxiliando, portanto, na aprendizagem dos alunos, tanto da linguagem oral, quanto da linguagem escrita. |
Abstract: | This work aims to present didactic digital tools for students of the fundamental cycle, this to prepare Education professionals for a new digital reality, which seeks the person / technology interaction in favor of student learning. For this, the didactic sequences of comic books (CB) were studied regarding innovation and digital technologies 3.0; of the hangman game on the Moodle platform, as well as its learning objects; from the comic strip through the Toondoo software, a useful tool for children and young people to learn; Audacity, focusing on audiovisual resources at school; of work with the name of the students through the use of social networks in Education. The methodology used was the use of materiais, books and applications that guide the Education professional in the teaching-learning process in the classroom, insofar as he acts as a mediator between the students' knowledge, thus helping in the students' learning, both oral and written language. |
Asunto: | Tecnologia educacional Ensino Educação básica |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Curso: | Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/77860 |
Fecha del documento: | 30-nov-2019 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0 |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Juliana.pdf | 7.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons