Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/77860
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Ferramentas digitais auxiliando a linguagem oral e escrita na educação
Autor(es): Juliana Farias Pereira dos Santos Luz Teixeira
Primeiro Orientador: Lívia Andrea Figueiró de Souza
Primeiro membro da banca : Eliane Silvestre Oliveira
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar ferramentas digitais didáticas para alunos do ciclo fundamental, isso para preparar os profissionais de Educação para uma nova realidade digital, a qual busca a interação pessoa/tecnologia em prol do aprendizado dos alunos. Para isso, estudaram-se as sequências didáticas de histórias em quadrinhos (HQ) quanto à inovação e tecnologias digitais 3.0; do jogo da forca na plataforma Moodle, bem como os seus objetos de aprendizagem; da história em quadrinho pelo software Toondoo, ferramenta útil para o aprendizado de crianças e jovens; da Audacity, com foco em recursos audiovisuais na escola; do trabalho com o nome dos discentes por intermédio do uso das redes sociais na Educação. A metodologia utilizada foi o uso de materiais, livros e aplicativos que orientem o profissional de Educação no ensino-aprendizagem em sala de aula, na medida em que esse atua como mediador entre os saberes dos discentes, auxiliando, portanto, na aprendizagem dos alunos, tanto da linguagem oral, quanto da linguagem escrita.
Abstract: This work aims to present didactic digital tools for students of the fundamental cycle, this to prepare Education professionals for a new digital reality, which seeks the person / technology interaction in favor of student learning. For this, the didactic sequences of comic books (CB) were studied regarding innovation and digital technologies 3.0; of the hangman game on the Moodle platform, as well as its learning objects; from the comic strip through the Toondoo software, a useful tool for children and young people to learn; Audacity, focusing on audiovisual resources at school; of work with the name of the students through the use of social networks in Education. The methodology used was the use of materiais, books and applications that guide the Education professional in the teaching-learning process in the classroom, insofar as he acts as a mediator between the students' knowledge, thus helping in the students' learning, both oral and written language.
Assunto: Tecnologia educacional
Ensino
Educação básica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/77860
Data do documento: 30-Nov-2019
Aparece nas coleções:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Juliana.pdf7.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons