Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/77901
Type: | Dissertação |
Title: | Abordagens de gêneros discursivos em livros didáticos de língua inglesa aprovados pelo PNLD 2024 |
Authors: | Rafael Gonçalves Silva Freire |
First Advisor: | Elzimar Goettenauer de Marins Costa |
First Referee: | Adriane Teresinha Sartori |
Second Referee: | Renato Caixeta da Silva |
Abstract: | O livro didático é, ainda, a principal fonte de conteúdo dos componentes curriculares da Educação Básica (Coracini, 1999). Em razão disso, o Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) investe recursos na avaliação e aprovação dos livros utilizados em escolas públicas. Tendo isso em vista, esta pesquisa realizou um estudo analítico de duas coleções de livros didáticos de Língua Inglesa do ensino fundamental anos finais (do 6º ao 9º ano) aprovadas no PNLD 2024, a saber: Ways: English for Life e Bridges, compostas cada uma por quatro exemplares referentes a cada ano, com o objetivo de verificar como as obras se adequaram à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos critérios do edital do PNLD, considerando a abordagem de gêneros discursivos e sua relação com os objetos de conhecimento determinados para o ensino do inglês. Este estudo se ampara, principalmente, nos pressupostos teóricos de Bakhtin (2002, 2011), que ressalta que “a riqueza e a variedade dos gêneros do discurso são infinitas, pois a variedade virtual da atividade humana é inesgotável” (2011, p. 280); Marcuschi (2003, p. 19), que define os gêneros como “entidades sócio-discursivas e formas de ação social incontornáveis em qualquer situação comunicativa”, as quais “caracterizam-se como eventos textuais altamente maleáveis, dinâmicos e plásticos”; Bronckart (1999, p. 137), que propõe que “os textos são produtos da atividade de linguagem em funcionamento permanente nas formações sociais”; além de outros pesquisadores dos gêneros textuais e discursivos, tais como Rojo e Barbosa (2015) e Bezerra (2017). Esta pesquisa está dividida em três etapas: contextualização, levantamento dos gêneros discursivos e análise dos dados. Na análise, primeiramente, verificou-se quais gêneros discursivos eram comuns nas duas coleções, e, a partir disso, averiguou-se de que forma esses gêneros eram abordados para se adequar à BNCC e ao edital do PNLD, e, principalmente, privilegiar o ensino da língua inglesa. Notou-se que quatro gêneros discursivos são recorrentes nas coleções: tirinha em quadrinhos, gráfico, receita culinária e resenha crítica de filme. Como resultado, verificou-se que ambas as coleções apresentam características compatíveis com o que é exigido na BNCC e no edital do PNLD, fazendo jus à aprovação na avaliação. A coleção Ways: English for Life aborda os gêneros discursivos satisfatoriamente, como exemplo, no uso dos gêneros como forma de comunicação oral e escrita e no destaque aos elementos constitutivos do enunciado (forma composicional, tema e estilo). Contudo, observou-se que carece de algumas adequações, como o fornecimento completo das condições de produção de um determinado gênero. Além disso, a coleção poderia explorar o gênero principal da unidade na seção de leitura, dando ênfase às características do texto. Semelhantemente, a coleção Bridges apresenta uma abordagem satisfatória aos gêneros discursivos, enfocando as características do gênero e os seus elementos constitutivos. Em suma, trata-se de duas coleções que privilegiam o ensino da língua inglesa por meio de diferentes textos que circulam em diversas esferas sociais. |
Abstract: | Textbooks are still the main source of content for the curricular components of Basic Education (Coracini, 1999). For this reason, the Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD) invests resources in the evaluation and approval of textbooks used in public schools. Bearing that in mind, the present research carried out an analytical study of two collections of English language textbooks for the final years of elementary school (6th to 9th grade) approved in the PNLD 2024, namely: Ways: English for Life and Bridges, each composed of four copies for each year. That was done with the aim of verifying how the collections adapted to the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and the criteria of the PNLD notice, considering the approach to discourse genres and their relationship with the objects of knowledge determined for teaching English. This study is mainly based on the theoretical assumptions of Bakhtin (2002, 2011), who emphasizes that “the richness and variety of discourse genres are infinite, since the virtual variety of human activity is inexhaustible” (2011, p. 280); Marcuschi (2003, p. 19), who defines genres as “socio-discursive entities and forms of social action that are unavoidable in any communicative situation”, which “are characterized as highly malleable, dynamic and plastic textual events”; Bronckart (1999, p. 137), who proposes that “texts are products of language activity in permanent operation in social formations”; in addition to other researchers of textual genres and discourse, such as Rojo and Barbosa (2015) and Bezerra (2017). This research is divided into three stages: contextualization, survey of discourse genres and data analysis. In our analysis, we first verified which discourse genres were common in both collections, and thereafter, we investigated how these genres were approached to comply with the BNCC and the PNLD notice, and, mainly, to prioritize the teaching of the English language. Four discourse genres are recurrent in the collections: comic strip, graphic, culinary recipe, and critical film review. The analysis indicates that both collections present characteristics compatible with what is required by the BNCC and the PNLD notice, justifying their approval in the evaluation. The Ways: English for Life collection approaches discourse genres satisfactorily, for example, in the use of genres as a form of oral and written communication and the emphasis on the constituent elements of the statement (compositional form, theme, and style). However, it lacks some adjustments, such as providing complete information on the conditions for producing a given genre. In addition, the collection could have explored the main genre of the unit in the reading section, stressing the characteristics of the text. Likewise, the Bridges collection shows a satisfactory approach to discourse genres, exploiting the characteristics of the genre and its constituent elements. In short, both collections prioritize the teaching of the English language through different texts that circulate in different social spheres. |
Subject: | Livros didáticos Gêneros discursivos Língua inglesa – Estudo e ensino Relações étnicas |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/77901 |
Issue Date: | 7-Oct-2024 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Rafael_Freire.pdf | 8.34 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License