Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/77905
Registro completo de metadatos
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Elzimar Goettenauer de Marins-Costapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1182169907712352pt_BR
dc.contributor.referee1Luiza Santana Chavespt_BR
dc.contributor.referee2Hércules Tolêdo Corrêapt_BR
dc.creatorSandra Maura dos Reispt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1340751750210028pt_BR
dc.date.accessioned2024-11-08T14:00:10Z-
dc.date.available2024-11-08T14:00:10Z-
dc.date.issued2024-08-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/77905-
dc.description.abstractThis research is characterized as qualitative and presents some strategies for learning problematizing reflection through reading, speaking and writing in teaching Portuguese. Its methodological instrument consisted of the application of a didactic proposal with the aim of encouraging students from a public primary school in youth and adult and elderly education (EJA) to reflect critically and purposefully on issues related to conflicts of social oppression. The activities included reading and writing texts as mobilisers of the social uses of language and theatre games. The procedures gave students the opportunity to come into contact with discourses from the artistic-literary field in the school space. In order to achieve the proposed aims, used as a reference the contributions of Mikhail BAKHTIN (2011, 2017), Augusto BOAL (2008, 2009; 2013), Leda Maria MARTINS (1995, 2003), Graça PAULINO (2009), Marcelo CHIARETTO (2016) and Luiz Antônio MARCUSCHI (2007). Most EJA students don't usually go to the city's leisure and cultural venues, even the public ones, such as theatres, libraries and cinemas. For this reason, sought to encourage this access through the practice of reading, writing and the experience of going to the theatre as an incentive for socio-cultural participation.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa se caracteriza como qualitativa e apresenta alguns procedimentos para a aprendizagem da reflexão problematizadora por meio da leitura, da oralidade e da escrita no ensino da Língua Portuguesa. Seu instrumento metodológico consistiu na aplicação de uma proposta didática com o objetivo de incentivar estudantes de uma escola pública na educação de jovens, adultos e idosos (EJA) do ensino fundamental a refletir, de forma crítica e propositiva, acerca de questões que se relacionam a conflitos de opressões sociais. As atividades incluíram a leitura e a escrita de textos como mobilizadores dos usos sociais da língua e a realização de jogos teatrais. Os procedimentos oportunizaram aos estudantes o contato com discursos do campo artístico-literário no espaço escolar. Para o alcance dos objetivos, tomou-se como referência as contribuições de Mikhail BAKHTIN (2011, 2017), Augusto BOAL (2008, 2009; 2013), Leda Maria MARTINS (1995, 2003), Graça PAULINO (2005), Marcelo CHIARETTO (2016) e Luiz Antônio MARCUSCHI (2007). A maioria dos estudantes da EJA, incluindo os da escola pesquisada, não costuma frequentar os espaços de lazer e cultura da cidade, como teatros e cinemas. Por isso, buscou-se incentivar esse acesso por meio da prática da leitura, da escrita e da experiência de ida ao teatro enquanto atividade pedagógica e uma ação cultural.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectLetramento Críticopt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLeitura Literáriapt_BR
dc.subjectTeatro do Oprimidopt_BR
dc.subjectVídeos Estudantispt_BR
dc.subject.otherEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subject.otherInteresses na leiturapt_BR
dc.subject.otherTeatro na educaçãopt_BR
dc.subject.otherProdução de textospt_BR
dc.subject.otherLiteratura – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherTeatro do oprimidopt_BR
dc.titleA voz da EJA na escola: problematização de opressões sociais mediada por narrativas cênico-literárias e jogos teatraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.embargo2026-08-01-
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
A voz da EJA na escola - problematização de opressões sociais mediada por narrativas cênico-literárias e jogos teatrais.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2026-08-01
4.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar una copia


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons