Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/77905
Tipo: Dissertação
Título: A voz da EJA na escola: problematização de opressões sociais mediada por narrativas cênico-literárias e jogos teatrais
Autor(es): Sandra Maura dos Reis
primer Tutor: Elzimar Goettenauer de Marins-Costa
primer miembro del tribunal : Luiza Santana Chaves
Segundo miembro del tribunal: Hércules Tolêdo Corrêa
Resumen: Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa e apresenta alguns procedimentos para a aprendizagem da reflexão problematizadora por meio da leitura, da oralidade e da escrita no ensino da Língua Portuguesa. Seu instrumento metodológico consistiu na aplicação de uma proposta didática com o objetivo de incentivar estudantes de uma escola pública na educação de jovens, adultos e idosos (EJA) do ensino fundamental a refletir, de forma crítica e propositiva, acerca de questões que se relacionam a conflitos de opressões sociais. As atividades incluíram a leitura e a escrita de textos como mobilizadores dos usos sociais da língua e a realização de jogos teatrais. Os procedimentos oportunizaram aos estudantes o contato com discursos do campo artístico-literário no espaço escolar. Para o alcance dos objetivos, tomou-se como referência as contribuições de Mikhail BAKHTIN (2011, 2017), Augusto BOAL (2008, 2009; 2013), Leda Maria MARTINS (1995, 2003), Graça PAULINO (2005), Marcelo CHIARETTO (2016) e Luiz Antônio MARCUSCHI (2007). A maioria dos estudantes da EJA, incluindo os da escola pesquisada, não costuma frequentar os espaços de lazer e cultura da cidade, como teatros e cinemas. Por isso, buscou-se incentivar esse acesso por meio da prática da leitura, da escrita e da experiência de ida ao teatro enquanto atividade pedagógica e uma ação cultural.
Abstract: This research is characterized as qualitative and presents some strategies for learning problematizing reflection through reading, speaking and writing in teaching Portuguese. Its methodological instrument consisted of the application of a didactic proposal with the aim of encouraging students from a public primary school in youth and adult and elderly education (EJA) to reflect critically and purposefully on issues related to conflicts of social oppression. The activities included reading and writing texts as mobilisers of the social uses of language and theatre games. The procedures gave students the opportunity to come into contact with discourses from the artistic-literary field in the school space. In order to achieve the proposed aims, used as a reference the contributions of Mikhail BAKHTIN (2011, 2017), Augusto BOAL (2008, 2009; 2013), Leda Maria MARTINS (1995, 2003), Graça PAULINO (2009), Marcelo CHIARETTO (2016) and Luiz Antônio MARCUSCHI (2007). Most EJA students don't usually go to the city's leisure and cultural venues, even the public ones, such as theatres, libraries and cinemas. For this reason, sought to encourage this access through the practice of reading, writing and the experience of going to the theatre as an incentive for socio-cultural participation.
Asunto: Educação de Jovens e Adultos
Interesses na leitura
Teatro na educação
Produção de textos
Literatura – Estudo e ensino
Teatro do oprimido
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de acceso: Acesso Restrito
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/77905
Fecha del documento: 1-ago-2024
Término del Embargo: 1-ago-2026
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
A voz da EJA na escola - problematização de opressões sociais mediada por narrativas cênico-literárias e jogos teatrais.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrictionUntil??? 2026-08-01
4.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar una copia


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons