Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/77918
Tipo: Dissertação
Título: Corpo incandescente: o corpo e a ancestralidade no processo artístico de mestras ceramistas
Autor(es): Sabrina Maria Ribeiro Damas
primer Tutor: Fabrício José Fernandino
primer miembro del tribunal : Rosvita Kolb Bernardes
Segundo miembro del tribunal: Lílian Panachuk de Sá
Resumen: Nesta dissertação, apresento minhas vivências, experiências e trocas com as mestras: Adel Souki ‒ artista visual, ceramista, pesquisadora e professora formada pela escola Guignard, possui um atelier em Brumadinho, onde ministra cursos e promove queimas em seu forno Anagama; Dalzira Pereira Leite ‒ ceramista Xakriabá que desenvolve a cerâmica tradicional do seu povo, do legado das suas ancestrais, produzindo esculturas de animais do cerrado desde sua infância, vive na aldeia Barro Preto, que se localiza próxima a cidade de São João das Missões, Norte de Minas Gerais e Adriana Martinez ‒ ceramista argentina, reside em Avellaneda (Buenos Aires) onde realiza muitos cursos e residências artísticas em sua casa/ ateliê, é grande pesquisadora e difusora da cerâmica que reflete a tecnologia das peças arqueológicas de diferentes povos originários de Abya Yala. São mestras que se confluem na queima à lenha, ensinam com todo um corpo presente e disponível na lida com o barro; com movimentos e gestos cadenciados, firmes e precisos. Transmitem com muita generosidade e afeto saberes ancestrais. Neste trabalho procurei trazer detalhadamente essas vivências que traduzem as peculiaridades do fazer cerâmico de cada uma. Do tratamento do barro, da produção, criação artística, da queima à lenha ao acabamento das peças. Uma pesquisa que fala sobre a poética dos gestos, de conhecimentos que ficam impressos no corpo e entrega total de quem se propõe a este ofício com tanta dedicação. Fala da beleza, precisão e firmeza da gestualidade dos corpos femininos frente ao barro. Uma pesquisa em que procuro refletir sobre a potência da conexão real com a terra mãe, do corpo que fala e conduz o caminho da criação, da arte, que se ressignifica a cada nova proposta com esta matéria tão versátil e poderosa, a argila. Também procuro traçar a forma como as vivências, aprendizagens e experiências com as mestras influenciaram minha pesquisa em arte, meu processo criativo e seguem reverberando em minhas produções como artista e arte/educadora.
Abstract: In this thesis I present experiences and exchanges with two masters: Adel Souki ‒ visual artist, ceramist, researcher and teacher at Guignard Art School, she has an atelier in Brumadinho where she teaches classes and burns pieces in her Anagama oven; Dalzira Pereira Leite ‒ Xacriabá ceramist who does the tradicional ceramic of her people, promoting the legacy of her ancestors, producing animal sculptures from the "cerrado" (tropical savanna in eastern Brazil) since her childhood, who lives in the village of Barro Preto near to the city of São João das Missões, northern Minas Gerais; and Adriana Martinez ‒ Argentinian ceramist, who lives in Avellaneda (Buenos Aires) where she teaches classes and does artist residencies at her home/ atelier, she's a great researcher spreading out the ceramic that reflects the technology of archeological pieces from different Abya Yala people. These masters converge in the burning of the wood, teaching with their present and available bodies dealing with clay,; with mouvements and cadenced gestures, firm and precise. They transmit with great generosity and affection ancestral knowledge. In this work I tried to describe with details these experiences that translate the peculiarities of the practical ceramic work from each one of them. From the clay dealing, the production, artistic creation, from the wood burning to finishing the pieces. This research is about the poetry of gestures, knowledge that imprints the body and the total implication of those who choose this craftsmanship with such dedication. It's about beauty, precision and the firmness of gestures from feminine bodies towards clay. A research in which I reflect about the power of a real connection with Mother Earth, the body that speaks and guides the way to creation, about art that resignifies each new proposal with such a versatile and powerful matter, the clay. I also trace a form on how the experiences and learning from these masters have influenced my research in art, my creative process and they still reverberate in my production as an artist and art educator.
Asunto: Argila
Cerâmica
Criatividade
Arte - Estudo e ensino
Ceramistas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/77918
Fecha del documento: 5-jul-2024
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
Versão final-Damas-Corpo incandenscente.pdfCORPO INCANDESCENTE: o corpo e a ancestralidade no processo artístico de mestras ceramistas20.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons