Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/77920
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Os contos de Conceição Evaristo em sala de aula: uma proposta de trabalho com “Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos”, “Di Lixão” e “Lumbiá” |
Authors: | Brenda Aryane Serdeira |
First Advisor: | Roberto Alexandre do Carmo Said |
First Referee: | Pedro Rena Todeschi |
Second Referee: | Walisson Oliveira Santos |
Abstract: | Sabe-se que Conceição Evaristo é uma das escritoras contemporâneas mais renomadas da literatura brasileira, cujos escritos estão relacionados na denúncia social, sem deixar de lado o aspecto poético. Assim, o principal direcionamento deste trabalho é realizar a aplicação de uma sequência didática que contempla três contos da autora: “Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos”, “Di lixão” e “Lumbiá”, inseridos na obra Olhos d’água, de 2016, que reúne 15 narrativas curtas. Para tanto, discorremos inicialmente sobre a importância da literatura para o ser humano e acerca do papel da escola para formação de novos leitores e condução das aulas da disciplina de literatura. Além disso, abordamos também aspecto teóricos fundamentais sobre o gênero conto, pautado neste trabalho. Propomos, então, uma sequência didática com os três contos supracitados no ambiente do ensino médio, com atividades críticas e reflexivas. Assim,esta pesquisa pode ser considerada importante histórica, social e academicamente, na medida em que discorre sobre a importância da literatura e defende que seu ensino seja pautado na materialidade textual, isto é, na leitura dos textos por parte dos estudantes e consequente análise e produção de sentidos. |
Abstract: | It is known that Conceição Evaristo is one of the most renowned contemporary writers in Brazilian literature, whose writings are related to social denunciation, without neglecting the poetic aspect. Therefore, the main focus of this work is to apply a didactic sequence that includes three short stories by the author: "Zaíta esqueceu de guardar os brinquedos", “Di lixão” and "Lumbiá", inserted in the book Olhos d'água, from 2016, which brings together 15 short narratives. In order to do so, we initially discuss the importance of literature for the human being and the role of the school in forming new readers and conducting literature classes. Additionally, we also address fundamental theoretical aspects of the short story genre, based on this work. We propose, therefore, a didactic sequence with the three aforementioned short stories in the high school environment, with critical and reflective activities. Thus, this research can be considered historically, socially, and academically significant, as it discusses the importance of literature and defends its teaching to be based on textual materiality, that is, on the reading of texts by students and subsequent analysis and production of meanings. |
Subject: | Língua portuguesa - Estudo e ensino |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/77920 |
Issue Date: | 5-Jul-2024 |
Appears in Collections: | Especialização em Língua Portuguesa / Ensino e Gramática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TRABALHO FINAL ESPECIALIZAÇÃO- BRENDA (segunda versão).pdf | 1.04 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.