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http://hdl.handle.net/1843/77987
Tipo: | Dissertação |
Título: | Análise do efeito causal das restrições aos veículos de carga em cidade brasileiras |
Autor(es): | Paulo Henrique Fernandes Fonseca |
primer Tutor: | Leise Kelli de Oliveira |
primer miembro del tribunal : | Leticia Dexheimer |
Segundo miembro del tribunal: | Ligia Rabay Mangueira Araújo |
Resumen: | As restrições aos veículos de carga foram medidas amplamente adotadas por cidades brasileiras para minimizar os efeitos de congestionamentos, poluição do ar e acidentes. No entanto, poucos estudos avaliaram a efetividade e os impactos de tais medidas no contexto brasileiro. Neste sentido, esta dissertação tem por objetivo analisar os efeitos causais das restrições à circulação de veículos de carga nas frotas de caminhões e utilitários nas cidades das regiões metropolitanas de Belo Horizonte e São Paulo. A metodologia utilizada para estimar os efeitos causais foi o modelo bayesiano estrutural de series temporais, utilizando as variações dos perfis de veículos de janeiro/2006 a dezembro/2022. Os resultados indicam que, em Belo Horizonte, a variabilidade da frota de caminhões reduziu em 30% enquanto a da frota de utilitários aumentou em 136%. Em São Paulo, a variabilidade da frota de caminhões reduziu em 213% enquanto a da frota de utilitários aumentou em 72%. Quando são analisadas todas as cidades das regiões metropolitanas, os resultados indicam que a variabilidade da frota de caminhões das cidades da região metropolitana de Belo Horizonte reduziu em 19% enquanto a da frota de utilitários aumentou em 147%. Em todas as cidades da região metropolitana paulista, a variabilidade da frota de caminhões reduziu em 63% enquanto a da frota de utilitários aumentou em 80%. Portanto, conclui-se que as restrições aos veículos de carga contribuíram para alterar os perfis das frotas de veículos de carga das cidades pertencentes às regiões metropolitanas de Belo Horizonte e São Paulo, aumentando as variabilidades dos perfis. Além disso, os resultados indicam um potencial impacto negativo na mobilidade urbana, visto o aumento significativo do número de veículos nas frotas municipais. Veículos de carga de menor capacidade não contribuíram para reduzir o congestionamento e poluição, uma vez que o aumento das frotas nas áreas analisadas foi verificado. |
Abstract: | Freight vehicle restrictions were measures widely adopted by Brazilian municipalities to minimize the effects of congestion, air pollution, and accidents. However, few studies have evaluated the effectiveness and impacts of such measures in the Brazilian context. In this sense, this project aims to analyze the causal effects of freight vehicle restrictions on the fleet (light freight vehicles and heavy freight vehicles) in the municipalities of the metropolitan regions of Belo Horizonte and São Paulo. To this end, causal effects were identified through the estimation of a Bayesian structural time series model. Variations in city vehicle fleets were used from January 2006 to December 2022. In the Belo Horizonte metropolitan area, the results indicate that the variability of the heavy truck fleet was reduced by 30% while that of the light truck fleet increased by 136% in Belo Horizonte. In other municipalities in the metropolitan regions, the variability of the heavy truck fleet reduced by 19% while that of the light truck fleet increased by 147%. In São Paulo, the variability of the heavy truck fleet was reduced by 213% while that of the light truck fleet increased by 72%. In other municipalities in the São Paulo metropolitan area, the variability of the heavy truck fleet was reduced by 63% while that of the light truck fleet increased by 80%. Therefore, it is concluded that the restriction of the freight vehicle had contributed to change the fleet profile of the freight vehicle. Furthermore, the results indicate a potential negative impact on urban mobility, given the significant increase in the number of vehicles in municipal fleets. As decarbonization policies are still in the incipient in Brazil, freight vehicles smaller have not contributed to reducing congestion and pollution, as the increase in the fleet in the areas analyzed was verified. |
Asunto: | Transportes Transporte de materiais Trânsito - Fluxo - Belo Horizonte (MG) Trânsito - Fluxo - São Paulo (SP) Caminhões - Rotas Teoria bayesiana de decisão estatística - Processamento de dados |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIA |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/77987 |
Fecha del documento: | 24-sep-2024 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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