Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/77989
Type: Dissertação
Title: Análise da confiabilidade do tempo de viagem em rodovias de pista dupla de Minas Gerais
Other Titles: Travel time reliability analysis on multilane highways in Minas Gerais
Authors: Ana Luiza Estanislau Cançado
First Advisor: José Elievam Bessa Júnior
First Referee: André Luiz Barbosa Nunes da Cunha
Second Referee: Manoel Mendonça de Castro Neto
Abstract: Compreender a confiabilidade dos tempos de viagem em rodovias, bem como os fatores que podem influenciar a existência de congestionamentos recorrentes e não recorrentes na distribuição do tempo de viagem, é fundamental para planejamentos mais precisos das redes de transporte rodoviárias. No Brasil, ainda não se investigou a fundo esse assunto. O objetivo geral desta dissertação foi analisar a confiabilidade do tempo de viagem em rodovias de pista dupla, que são de grande importância para o sistema de transportes e de mobilidade. A análise foi realizada em segmentos de rodovias situadas no estado de Minas Gerais, em meios urbano e rural. Foram investigadas as diferenças, em termos de confiabilidade do tempo de viagem, das rodovias de pista dupla situadas em meio urbano e em meio rural, além dos padrões da confiabilidade dos tempos de viagem nessas rodovias de acordo com a hora do dia, do dia da semana e dos meses do ano. Para essa análise, foi proposto um método sistemático de agrupamento das horas do dia em períodos de estudo e dos dias da semana e meses do ano com comportamentos similares, a partir dos padrões observados nos tempos de viagem, e o posterior cálculo das métricas de confiabilidade: buffer time index, misery index, failure measures e skewness. A análise das métricas indicou que as rodovias urbanas apresentam, de modo geral, menor confiabilidade que as rodovias rurais, uma vez que os valores das métricas tendem a ser altos e as curvas de distribuição do tempo de viagem são mais assimétricas. Com relação às horas do dia, as rodovias rurais são menos confiáveis no período da madrugada (entre 0h e 5h), enquanto as rodovias urbanas são menos confiáveis durante o dia e parte da noite (no período de 8h-18h e entre 18h-21h). O diagnóstico relativo aos dias da semana mostrou que as terças, quartas e quintas-feiras são os dias que apresentam as piores métricas de confiabilidade nas rodovias rurais, enquanto para as rodovias urbanas há uma tendência para menor confiabilidade nas segundas e sextas-feiras. Não foi possível determinar as características de confiabilidade relacionadas aos meses do ano, uma vez que apresentaram resultados ocasionais e sem padrão específico.
Abstract: Understanding the highway travel time reliability, as well as the factors that can influence the existence of recurring and non-recurring congestion in the travel time distribution, is fundamental for more accurate road network planning. In Brazil, this issue has not yet been thoroughly investigated. This dissertation aimed to analyze travel time reliability on multilane highways, which are of great importance for the transport and mobility system. The analysis was carried out in segments of highways located in the state of Minas Gerais in urban and rural areas. Differences were investigated, in terms of travel time reliability, between multilane highways located in urban and rural areas, as well as the travel time reliability patterns according to the time of day, day of the week, and month of the year. For this analysis, a systematic method for grouping hours of the day into study periods, days of the week, and months of the year with similar behavior was proposed based on patterns observed in travel times and the subsequent calculation of reliability metrics: buffer time index, misery index, failure measures, and skewness. The metric analysis indicated that urban highways are generally less reliable than rural highways since the metric values tend to be high, and the travel time distribution curves are strongly asymmetrical. Regarding the time of day, rural highways are less reliable during the early hours of the morning (between 0 a.m. and 5 a.m.), while urban highways are less reliable during the day and part of the night (between 8 a.m.-6 p.m. and between 6 p.m.- 9 p.m.). The diagnosis regarding the days of the week showed that Tuesdays, Wednesdays, and Thursdays are the days with the worst reliability metrics on rural highways, while for urban highways, there is a tendency for lower reliability on Mondays and Fridays. It was challenging to obtain the reliability characteristics of the months of the year once they presented occasional results without a specific pattern.
Subject: Transportes
Viagens automobilísticas
Rodovias - Minas Gerais
Confiabilidade (Probabilidades)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/77989
Issue Date: 14-Jun-2024
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