Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/78021
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Alfredo Hannemann Wielochpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5356885968037319pt_BR
dc.contributor.referee1Alfredo Hannemann Wielochpt_BR
dc.contributor.referee2Fernanda Souza de Oliveira Assispt_BR
dc.contributor.referee3Juliana Carvalho Tavarespt_BR
dc.creatorVanessa Rodrigues Viana Medeirospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5380847237178656pt_BR
dc.date.accessioned2024-11-13T17:52:37Z-
dc.date.available2024-11-13T17:52:37Z-
dc.date.issued2020-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/78021-
dc.description.abstractThe incidence of Sexually Transmitted Infections – STIs - is a national and global public health problem; it currently shows an upward trend among young people and adoles-cents in Brazil. Through information that advocates enhancing the sexual and reproductive health of this population, this work presents an analysis of four audiovisual productions and answers a questionnaire of previous knowledge, applied to high school students. Additionally, an investigative teaching sequence (ITS) is proposed, all on the STI theme. That ITS proposes as stages of an audiovisual production about STI in high school, being initiated by a questionnaire of previous knowledge. Three of the four audiovisual productions analyzed were found on Youtube. Only one was produced by students from the same school where the questionnaire was applied as a result of the start of application of ITS, but adapted to basic education. The main requirement for the selection of the videos analyzed in this work was that they all presented the methodological didactic criteria determined by the ITS, in addition to not showing the student´s faces. The results obtained demonstrated, in general, sufficient quality of audiovisual productions, both of the techniques used and of the way in which the content was worked, showing a real possibility of success in a future application of ITS to high school students. Finally, it is concluded that the application of audiovisual productions as an ITS, guided by answers to a questionnaire of previous knowledge, is an efficient methodological strategy in the prevention of STIs because it stimulates the search for knowledge of these diseases and their way of prevention, positively modifying sexual behavior of students.pt_BR
dc.description.resumoA incidência de IST é um problema de saúde pública nacional e mundial que, atualmente, apresenta tendência de aumento entre jovens e adolescentes no Brasil. Por meio de infor-mações que preconizam a valorização da saúde sexual e reprodutiva dessa população, esse trabalho apresenta a análise de quatro produções audiovisuais e de respostas a um questioná-rio de conhecimentos prévios, aplicado a alunos do ensino médio. Adicionalmente, é proposta uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), todos sobre a temática IST. Essa SEI propõe as etapas de uma produção audiovisual sobre IST a alunos do ensino médio, sendo iniciada por um questionário de conhecimentos prévios. Três das quatro produções audiovisuais analisadas foram encontradas no Youtube. Apenas uma foi produzida por estudantes da mesma escola em que foi aplicado o questionário, como resultado do início da aplicação da SEI, mas adaptada ao ensino fundamental. O principal requisito para a seleção dos vídeos analisados nesse trabalho foi que todos eles apresentassem os critérios didático-metodológicos determinados pela SEI, além de não mostrar o rosto dos alunos. Os resultados obtidos demonstraram, de modo geral, suficiente qualidade das produções audiovisuais, tanto das técnicas utilizadas quanto da forma como o conteúdo foi trabalhado, evidenciando uma real possibilidade de êxito em uma futura aplicação da SEI a alunos do ensino médio. Finalmente, conclui-se que a aplicação de produções audiovisuais como uma SEI, orientadas por respostas a um questionário de conhecimentos prévios, é uma estratégia metodológica eficiente na prevenção de ISTs porque estimula a busca pelo conhecimento destas doenças e seu modo de prevenção, modificando positivamente o comportamento sexual dos estudantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectEducação sexualpt_BR
dc.subjectSaúde sexualpt_BR
dc.subjectISTpt_BR
dc.subjectTransmissãopt_BR
dc.subjectPrevençãopt_BR
dc.subjectVulnerabilidadept_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subject.otherEnsino - Biologiapt_BR
dc.subject.otherAdolescentept_BR
dc.subject.otherEducação Sexualpt_BR
dc.subject.otherSaúde Sexualpt_BR
dc.subject.otherDoenças Sexualmente Transmissíveis/prevenção e controlept_BR
dc.subject.otherSexualidadept_BR
dc.titleTransmissão das infecções sexualmente transmissíveis – ISTs - entre adolescentes: uma proposta de abordagem metodológica investigativa pela produção de vídeospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MEDEIROS, Vanessa V. R. Dissertação Mestrado.pdfDissertação de Mestrado4.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.