Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/78021
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Alfredo Hannemann Wieloch | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5356885968037319 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Alfredo Hannemann Wieloch | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Fernanda Souza de Oliveira Assis | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Juliana Carvalho Tavares | pt_BR |
dc.creator | Vanessa Rodrigues Viana Medeiros | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5380847237178656 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-13T17:52:37Z | - |
dc.date.available | 2024-11-13T17:52:37Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-30 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/78021 | - |
dc.description.abstract | The incidence of Sexually Transmitted Infections – STIs - is a national and global public health problem; it currently shows an upward trend among young people and adoles-cents in Brazil. Through information that advocates enhancing the sexual and reproductive health of this population, this work presents an analysis of four audiovisual productions and answers a questionnaire of previous knowledge, applied to high school students. Additionally, an investigative teaching sequence (ITS) is proposed, all on the STI theme. That ITS proposes as stages of an audiovisual production about STI in high school, being initiated by a questionnaire of previous knowledge. Three of the four audiovisual productions analyzed were found on Youtube. Only one was produced by students from the same school where the questionnaire was applied as a result of the start of application of ITS, but adapted to basic education. The main requirement for the selection of the videos analyzed in this work was that they all presented the methodological didactic criteria determined by the ITS, in addition to not showing the student´s faces. The results obtained demonstrated, in general, sufficient quality of audiovisual productions, both of the techniques used and of the way in which the content was worked, showing a real possibility of success in a future application of ITS to high school students. Finally, it is concluded that the application of audiovisual productions as an ITS, guided by answers to a questionnaire of previous knowledge, is an efficient methodological strategy in the prevention of STIs because it stimulates the search for knowledge of these diseases and their way of prevention, positively modifying sexual behavior of students. | pt_BR |
dc.description.resumo | A incidência de IST é um problema de saúde pública nacional e mundial que, atualmente, apresenta tendência de aumento entre jovens e adolescentes no Brasil. Por meio de infor-mações que preconizam a valorização da saúde sexual e reprodutiva dessa população, esse trabalho apresenta a análise de quatro produções audiovisuais e de respostas a um questioná-rio de conhecimentos prévios, aplicado a alunos do ensino médio. Adicionalmente, é proposta uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), todos sobre a temática IST. Essa SEI propõe as etapas de uma produção audiovisual sobre IST a alunos do ensino médio, sendo iniciada por um questionário de conhecimentos prévios. Três das quatro produções audiovisuais analisadas foram encontradas no Youtube. Apenas uma foi produzida por estudantes da mesma escola em que foi aplicado o questionário, como resultado do início da aplicação da SEI, mas adaptada ao ensino fundamental. O principal requisito para a seleção dos vídeos analisados nesse trabalho foi que todos eles apresentassem os critérios didático-metodológicos determinados pela SEI, além de não mostrar o rosto dos alunos. Os resultados obtidos demonstraram, de modo geral, suficiente qualidade das produções audiovisuais, tanto das técnicas utilizadas quanto da forma como o conteúdo foi trabalhado, evidenciando uma real possibilidade de êxito em uma futura aplicação da SEI a alunos do ensino médio. Finalmente, conclui-se que a aplicação de produções audiovisuais como uma SEI, orientadas por respostas a um questionário de conhecimentos prévios, é uma estratégia metodológica eficiente na prevenção de ISTs porque estimula a busca pelo conhecimento destas doenças e seu modo de prevenção, modificando positivamente o comportamento sexual dos estudantes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jovens | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Educação sexual | pt_BR |
dc.subject | Saúde sexual | pt_BR |
dc.subject | IST | pt_BR |
dc.subject | Transmissão | pt_BR |
dc.subject | Prevenção | pt_BR |
dc.subject | Vulnerabilidade | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino - Biologia | pt_BR |
dc.subject.other | Adolescente | pt_BR |
dc.subject.other | Educação Sexual | pt_BR |
dc.subject.other | Saúde Sexual | pt_BR |
dc.subject.other | Doenças Sexualmente Transmissíveis/prevenção e controle | pt_BR |
dc.subject.other | Sexualidade | pt_BR |
dc.title | Transmissão das infecções sexualmente transmissíveis – ISTs - entre adolescentes: uma proposta de abordagem metodológica investigativa pela produção de vídeos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MEDEIROS, Vanessa V. R. Dissertação Mestrado.pdf | Dissertação de Mestrado | 4.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.