Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/78037
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Estudo de textos de marketing como recurso para o aprendizado do tipo textual argumentativo |
Other Titles: | Study of Marketing Texts as a Resource for Learning Argumentative Text Type |
Authors: | Juliana Araujo Campos |
First Advisor: | Aderlande Pereira Ferraz |
First Referee: | Beatriz Latini Gomes Neta |
Second Referee: | Solange Maria Moreira de Campos |
Abstract: | Os textos de marketing presentes nas redes sociais são frequentemente lidos e produzidos por um público misto, do qual participam também estudantes em idade escolar, por isso é uma modalidade que merece atenção em sala de aula. Compõem os referidos textos diferentes recursos comunicativos – imagens, símbolos, sons, mensagens escritas ou faladas, gestos –, o que os caracteriza como multimodais. Esses recursos produzem significados e ajudam a cumprir o propósito comunicativo da divulgação de ideias e produtos, além do propósito da conversão. Propõe-se, neste trabalho, o estudo de alguns desses recursos, sobretudo os vinculados ao aspecto verbal, em criativos elaborados por duas grandes marcas – Natura e Guaraná Antarctica – e divulgados na rede social Instagram. Ambas são brasileiras e muito conhecidas no país, o que aumenta a possibilidade de elas serem comuns no cotidiano dos alunos e de seus familiares e de publicarem conteúdos compatíveis com a cultura brasileira. Os conceitos de multimodalidade, neologismo e expressão idiomática serão considerados e a presença deles destacada nos criativos selecionados. Além disso, será exposto também o conceito de sequência didática, proposto por Dolz; Noverraz e Schneuwly, em razão de, nesta monografia, ser mostrado um conjunto de atividades a serem realizadas em sala de aula, para abordagem da modalidade “criativo de rede social”. |
Abstract: | Marketing texts on social media are often read and produced by a mixed audience, which also includes students of school age, that is why it is a modality that deserves attention in classroom. These texts comprise different communicative resources – images, symbols, sounds, written or spoken messages, gestures –, which characterizes them as multimodal. These resources produce meanings and help fulfill the communicative purpose of disseminating ideas and products, in addition to the purpose of conversion. It is proposed, in this work, the study of some of these resources, especially those linked to the verbal aspect, in creatives elaborated by two great brands – Natura and Guaraná Antarctica – and published on the social media Instagram. Both are Brazilian and well known in the country, which increases the chance of them being common in the daily lives of students and their families and publishing content compatible with Brazilian culture. The concepts of multimodality, neologism and idiomatic expression will be considered and their presence highlighted in the selected creatives. In addition, the concept of didactic sequence, proposed by Dolz; Noverraz and Schneuwly, will also be exposed, because, in this monograph, a set of activities to be carried out in the classroom is shown, to approach the modality “posts of social media”. |
Subject: | Língua portuguesa - Estudo e ensino |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/78037 |
Issue Date: | 14-Jul-2023 |
Appears in Collections: | Especialização em Língua Portuguesa / Ensino e Gramática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MONOGRAFIA JULIANA CAMPOS.pdf | 2.5 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License