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http://hdl.handle.net/1843/78039
Type: | Dissertação |
Title: | Integração da aprendizagem baseada em problemas com o ensino fundamentado em modelagem: um estudo de caso sobre as ações discursivas de uma professora de Química |
Authors: | Amanda Souza Barcelos |
First Advisor: | Stefannie de Sá Ibraim |
First Co-advisor: | Roberta Guimarães Côrrea |
First Referee: | Leandro Antonio de Oliveira |
Second Referee: | Monique Aline Ribeiro dos Santos |
Abstract: | Nesta dissertação, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso único, que investigou a integração da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e do Ensino Fundamentado em Modelagem (EFM) em um contexto de ensino regular de Ciências. Os objetivos foram: identificar as ações manifestadas por um professor ao aplicar uma sequência didática (SD) que integra ABP e EFM; e analisar como essas ações podem ter afetado o processo vivenciado pelos estudantes. Este estudo foi motivado pela constatação da crescente falta de interesse dos estudantes nas escolas, tornando-se necessário propor abordagens de ensino alternativas à tradicional. Escolhemos as abordagens ABP e EFM em função de ambas serem construtivistas e de existir coerência em suas integrações. Como metodologia, foi realizada a gravação do áudio da aplicação de uma SD pré-existente, elaborada na perspectiva da integração da ABP com o EFM por um Grupo de Pesquisa, sem a participação da autora desta dissertação. No entanto, as edições necessárias para atender ao contexto deste estudo foram realizadas neste trabalho. O tema da SD é chuva ácida. A professora que a aplicou possuía pouca vivência com ABP e nenhuma com EFM, enquanto os estudantes que participaram do estudo nunca haviam vivenciado qualquer uma delas. Os dados coletados foram transcritos e analisados, com foco nas ações realizadas pela professora de Química. Para identificar as ações realizadas pela professora, construímos uma lista de vinte ações que podem ser realizadas por um professor que conduz aulas baseadas na integração de ABP e EFM em um contexto regular de Ensino Médio. Nossos principais resultados demonstraram que, apesar de todas as ações terem sido manifestadas pela professora ao longo da aplicação da SD, a falta de experiência com essas abordagens tanto dos estudantes quanto da professora pareceu favorecer a ocorrência das ações que estavam mais relacionadas à organização e ao engajamento dos estudantes. Além disso, as principais influências foram motivar e orientar os estudantes na vivência de processos científicos durante a participação nas atividades da SD. No entanto, houve uma lacuna na promoção da compreensão de aspectos metacognitivos como, por exemplo, os relacionados aos significados e importância de modelos e modelagem na produção de conhecimento. De modo geral, os resultados destacaram a importância do papel do professor na condução de uma SD que integra ABP e EFM. Além disso, reconhecemos que, apesar do impacto limitado desses resultados, por resultarem da análise do papel de uma professora em início de carreira, estudos futuros que investiguem práticas de ensino de outros professores podem ampliar as discussões realizadas. Finalmente, entendemos que o trabalho contribui para destacar a relevância de se investir na formação de professores, assim como para fornecer situações práticas que possam ser discutidas nesse processo visando possíveis atuações futuras dos professores. Ele também contribui para o avanço da pesquisa na área, especialmente no que diz respeito à utilização de SD baseadas na integração entre ABP e EFM na Educação Básica e ao papel do professor nesse processo. |
Abstract: | In this dissertation, we conducted a qualitative research study of a single exploratory case, investigating the integration of Problem-Based Learning (PBL) and Modeling-Based Teaching (MBT) in the context of ordinary Science Education in high school. The aims were: to identify the actions taken by a Science teacher when implementing a didactic sequence integrating PBL and MBT; and to analyze how these actions affected the students' learning process. The study was motivated by the growing lack of interest among students in traditional schooling, which requires alternative approaches. PBL and MBT were chosen due to their constructivist nature and coherence in integration. Methodologically, audio recordings of a pre-existing didactic sequence developed by a Research Group, but modified for this study's context, were analyzed. The chosen topic was acid rain. The teacher had little experience with PBL and none with MBT, while the students had no prior exposure to either. Data was transcribed and analyzed, focusing on the Chemistry teacher's actions. To identify the actions performed by the teacher, we bult a list of twenty actions that may be carried out by a teacher when conducting classes based on the integrations of PBL and MBT in a regular high school context. Despite the teacher manifesting all actions related to PBL and MBT, her lack of experience seemed to favor those related to students’ engagement and organization of the classes. Results also indicated the teacher mainly influenced in motivating and guiding students through scientific processes, with a gap identified in promoting metacognitive understanding, particularly regarding the meaning and significance of models and modeling in knowledge construction. Overall, the study underscored the teacher's pivotal role in implementing PBL and MBT. While acknowledging limitations due to the teacher's early career stage, future research involving multiple teachers could broaden discussions. The study emphasizes the importance of teacher education and may provide practical situations to be discussed aiming to enhance future teaching practices. It also contributes to advancing research, particularly regarding the integration of PBL and MBT in basic education and the teacher's role therein. |
Subject: | Educação Química - Estudo e ensino Ensino médio Química - Métodos de ensino |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/78039 |
Issue Date: | 29-Feb-2024 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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