Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/78082
Type: Dissertação
Title: Pontos de vista sobre deficiência e incapacidade entre fisioterapeutas brasileiros: um estudo Q
Other Titles: Points of view on disability of Brazilian Physiotherapists: a Q study
Authors: Pedro Martins Jardim
First Advisor: Daniela Virgínia Vaz
First Co-advisor: Ilka Afonso Reis
First Referee: Adriana Maria Valladão Novais Van Petten
Second Referee: Marcella Guimarães Assis
Abstract: Introdução: Os discursos de deficiência dos profissionais de saúde em geral, e dos fisioterapeutas em particular, podem ter um impacto social profundo, especialmente na vida de seus pacientes com deficiência. Entretanto, essa questão raramente tem sido estudada empiricamente. Além disso, os métodos qualitativos e quantitativos tradicionais geralmente são insuficientes para apreciar a complexidade de significados ou para identificar objetivamente a diversidade de pontos vista. Objetivo: Distinguir, de forma concisa, os discursos correntes sobre deficiência e incapacidade dentre um grupo diverso de fisioterapeutas brasileiros. Métodos: Conduziu-se um estudo transversal Q com uma amostra proposital diversificada de fisioterapeutas brasileiros. O q-set continha 59 afirmativas representando diversas perspectivas sobre aspectos variados da deficiência e incapacidade, derivadas de um q-concourse de 182 frases extraídas, adaptadas ou elaboradas a partir da apreciação da literatura sobre modelos de deficiência e de outros dois trabalhos sobre o tema: um estudo Q, conduzido por McKenzie et al. (2011), e uma pesquisa qualitativa conduzida por Vaz et al. (2023). Resultados: Cinquenta e três participantes de contextos diversos completaram sua participação. A análise fatorial produziu três fatores ortogonais, assim denominados: 1) Visão biomédica contextualizada; 2) Visão sociopsicobiológica; 3) Visão realista-anticapacitista. As ideias biopsicossociais estavam presentes em todos os pontos de vista; o ponto de vista 1 tem uma forte ênfase biomédica; o ponto de vista 2 favorece ligeiramente as ideias sociais; o ponto de vista 3 valoriza as ideias anticapacitistas. Todos tentam rejeitar o preconceito, mas o ponto de vista 1 não consegue ser consistente nesse esforço. Conclusão: As concepções de deficiência geralmente aparecem na literatura ligadas a modelos teóricos herméticos ou descritas a partir de opiniões subjetivas diversas, porém, muitas vezes, mal delimitadas. O método Q permitiu caracterizar as concepções dos fisioterapeutas dentro de três pontos de vista claramente distinguíveis, refletindo graus variados de ênfase nas perspectivas biopsicossocial, biomédica, social e anticapacitista/afirmativa na compreensão e resposta à deficiência e incapacidade.
Abstract: Introduction: The discourses of health professionals, particularly physiotherapists, on disability have the potential to exert a significant social influence, particularly on the lives of their disabled patients. However, this topic has rarely been empirically investigated. Furthermore, traditional qualitative and quantitative methods may be inadequate for fully appreciating the complexity of meanings or for objectively identifying the diversity of viewpoints. Objective: To concisely distinguish current discourses on disability among a diverse group of Brazilian physiotherapists. Methods: A cross-sectional Q-study was conducted with a diverse purposive sample of Brazilian physiotherapists. The Q-set comprised 59 statements representing diverse perspectives on various aspects of disability. These statements were derived from a Q-concourse of 182 sentences, which had been extracted, adapted, or elaborated from a comprehensive literature review on models of disability and from two other studies on the subject: a Q-study conducted by McKenzie et al. (2011) and a qualitative survey conducted by Vaz et al. (2023). Results: Fifty-three participants from many diverse contexts completed their participation. Factor analysis produced three orthogonal factors, so named: 1) Context-accounting Biomedical View; 2) Socio-psycho-biological View; 3) Realist-Antiableist View. Biopsychosocial ideas were present in all points of view; point of view 1 has a strong biomedical emphasis; point of view 2 slightly favors social ideas; point of view 3 values anti-capacitist ideas. They all try to reject prejudice, but point of view 1 fails to be consistent in this effort. Conclusion: The existing literature on conceptions of disability is typically associated with either hermetic theoretical models or subjective opinions, which are frequently inadequately delineated. The Q method allowed for characterizing PTs’ conceptions within three clearly distinguishable points of view, reflecting varying degrees of emphasis on biopsychosocial, biomedical, social and anti-ableist/affirmative perspectives in understanding and responding to disability.
Subject: Fisioterapeutas
Deficientes
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/78082
Issue Date: 11-Jul-2024
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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