Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/78150
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Contextualização da teoria da evolução por meio de aspectos históricos do cientista Charles Darwin
Autor(es): Luciana Neves Dos Santos
primer Tutor: Marina Assis Fonseca
primer miembro del tribunal : Luiza Gabriela de Oliveira
Resumen: Este trabalho abordou aspectos históricos da vida do cientista Charles Darwin para ensinar a teoria da evolução para estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Belo Horizonte, MG. Investigamos se, ao ensinar evolução usando aspectos da história do cientista, contribuímos para aquisição e aplicação de conceitos relativos à evolução. Esta pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e os dados foram coletados por meio das observações e anotações em caderno de campo da pesquisadora durante a sequência didática. Além das observações, analisamos questionários aplicados ao início e ao final do projeto, bem como as atividades e a participação dos alunos. Foi desenvolvida uma sequência didática composta por oito aulas de uma hora cada. Os resultados obtidos mostraram que o ensino de evolução por meio da abordagem de aspectos históricos da vida de Charles Darwin, contribuiu para aquisição de termos relacionados à evolução e tornou a história do cientista mais próxima dos estudantes.
Abstract: This work addressed historical aspects of Charles Darwin’s life in order to teach the theory of evolution to students of the 9th grade of elementary school in a public school of Belo Horizonte, MG. We investigated whether, by teaching evolution using aspects of the scientist's history, we contribute to the acquisition and application of concepts related to evolution. This research used a qualitative approach and data were collected through observations and researcher's notes during the didactic sequence. In addition, to the observations, we analyzed questionnaires applied at the beginning and end of the project, as well as the activities and participation of students. A didactic sequence consisting of eight classes of one hour each was developed. The results obtained showed that the teaching of evolution through the approach of historical aspects of Charles Darwin's life, contributed to the acquisition of terms related to evolution and brought the history of the scientist closer to the students.
Asunto: Darwin, Charles, - 1809-1882 - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Ciência
Biologia - Estudo e ensino
Evolução (Biologia) - Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Curso de Especialização em Educação em Ciências
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/78150
Fecha del documento: 17-dic-2022
Aparece en las colecciones:Especialização em Educação em Ciências

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
CONTEXTUALIZAÇÃO DA TEORIA DA EVOLUÇÃO POR MEIO DE ASPECTOS HISTÓRICOS DO CIENTISTA CHARLES DARWIN – Pronto.pdf734.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.