Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/78150
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Contextualização da teoria da evolução por meio de aspectos históricos do cientista Charles Darwin |
Autor(es): | Luciana Neves Dos Santos |
primer Tutor: | Marina Assis Fonseca |
primer miembro del tribunal : | Luiza Gabriela de Oliveira |
Resumen: | Este trabalho abordou aspectos históricos da vida do cientista Charles Darwin para ensinar a teoria da evolução para estudantes do 9º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Belo Horizonte, MG. Investigamos se, ao ensinar evolução usando aspectos da história do cientista, contribuímos para aquisição e aplicação de conceitos relativos à evolução. Esta pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e os dados foram coletados por meio das observações e anotações em caderno de campo da pesquisadora durante a sequência didática. Além das observações, analisamos questionários aplicados ao início e ao final do projeto, bem como as atividades e a participação dos alunos. Foi desenvolvida uma sequência didática composta por oito aulas de uma hora cada. Os resultados obtidos mostraram que o ensino de evolução por meio da abordagem de aspectos históricos da vida de Charles Darwin, contribuiu para aquisição de termos relacionados à evolução e tornou a história do cientista mais próxima dos estudantes. |
Abstract: | This work addressed historical aspects of Charles Darwin’s life in order to teach the theory of evolution to students of the 9th grade of elementary school in a public school of Belo Horizonte, MG. We investigated whether, by teaching evolution using aspects of the scientist's history, we contribute to the acquisition and application of concepts related to evolution. This research used a qualitative approach and data were collected through observations and researcher's notes during the didactic sequence. In addition, to the observations, we analyzed questionnaires applied at the beginning and end of the project, as well as the activities and participation of students. A didactic sequence consisting of eight classes of one hour each was developed. The results obtained showed that the teaching of evolution through the approach of historical aspects of Charles Darwin's life, contributed to the acquisition of terms related to evolution and brought the history of the scientist closer to the students. |
Asunto: | Darwin, Charles, - 1809-1882 - Estudo e ensino Ensino fundamental Ciência Biologia - Estudo e ensino Evolução (Biologia) - Estudo e ensino |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
Curso: | Curso de Especialização em Educação em Ciências |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/78150 |
Fecha del documento: | 17-dic-2022 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Educação em Ciências |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CONTEXTUALIZAÇÃO DA TEORIA DA EVOLUÇÃO POR MEIO DE ASPECTOS HISTÓRICOS DO CIENTISTA CHARLES DARWIN – Pronto.pdf | 734.51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.