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http://hdl.handle.net/1843/78175
Type: | Dissertação |
Title: | Preparando farmacêuticos competentes para a prática clínica: percepção dos estudantes acerca do desenvolvimento de habilidades clínicas. |
Other Titles: | Preparing competent pharmacists for clinical practice: students' perceptions on the development of clinical skills. |
Authors: | Bárbara Gobira Santos e Silva |
First Advisor: | Djenane Ramalho de Oliveira |
First Co-advisor: | Yone de Almeida Nascimento |
First Referee: | Simone de Araújo Medina Mendonça |
Second Referee: | Clarice Chemello |
Third Referee: | Cristiane de Paula Rezende |
Abstract: | O medicamento, embora seja o principal instrumento no tratamento de doenças, no atual contexto de medicalização da sociedade, representa risco à população. A atenção farmacêutica, ofertada como um serviço de Gerenciamento da Terapia Medicamentosa, busca otimizar o uso de medicamentos por meio de um processo racional para tomada de decisão. Este trabalho visa compreender as percepções dos estudantes sobre o desenvolvimento de habilidades clínicas para o cuidado, especificamente a anamnese, o uso do raciocínio clínico para tomada de decisão em farmacoterapia e a documentação da prática. Para a condução deste estudo, optou-se pela abordagem qualitativa, por meio da Teoria Fundamentada dos Dados. A pesquisa foi realizada com os discentes da disciplina optativa “Habilidades clínicas avançadas I” do curso de Farmácia da UFMG, que utiliza como métodos de ensino aprendizagem a simulação realística e a discussão de casos clínicos, progressivamente mais complexos. A coleta de dados, que ocorreu de agosto/2022 a dezembro/2023, incluiu entrevistas em profundidade e observação participante em sala durante três semestres consecutivos. Os dados foram analisados utilizando o NVivo. Ao final da análise, foi elaborado um modelo teórico. Dos trinta e dois estudantes matriculados na disciplina no período da pesquisa, seis foram selecionados porque atendiam aos pré-/co-requisitos e refletiam a totalidade das perspectivas e pontos de vista do objeto de estudo. Eles foram entrevistados, destacando que a estratégia norteadora para o desenvolvimento das habilidades clínicas foi o uso de casos padronizados e planejados adequadamente para potencializar o aprendizado, em combinação ao conjunto das estratégias sequenciais e metodologias de ensino aprendizagem. As anamneses seriadas, realizadas na forma de simulações realísticas, permitiram a avaliação da sua própria evolução e a fomentaram a documentação. Já com relação à documentação da prática, eles apontaram que foi um desafio, mas enfatizaram a importância de usar um documento padronizado como um guia nas consultas, que facilitou o desenvolvimento tanto da anamnese quanto do raciocínio clínico. A discussão dos casos, tanto durante a resolução entre os pares como na sala de aula, foi identificada como estratégia chave para o aprimoramento das três habilidades previstas pela disciplina. Os discentes apontaram o tempo limitado para a resolução de casos clínicos e a curta carga horária da disciplina como pontos negativos. As limitações do estudo foram o viés de memória e a disciplina ter caráter optativo, que pode ter influenciado nas vivências relatadas pelos estudantes. Os resultados revelaram que o desenvolvimento de habilidades clínicas pelos estudantes é percebido a partir de disciplinas clínicas sequenciais utilizando metodologias ativas de ensino aprendizagem. Isto gera confiança e autonomia nos estudantes, reduz a lacuna existente entre teoria e prática, sendo essencial para prover o cuidado centrado na pessoa. |
Abstract: | Although medication is the primary tool in the treatment of diseases, within the current context of the medicalization of society, it represents a risk to the population. Pharmaceutical care, offered as a Medication Therapy Management service, aims to optimize medication use through a rational decision-making process. This study seeks to understand students' perceptions regarding the development of clinical skills for care, specifically anamnesis, the use of clinical reasoning for decision-making in pharmacotherapy, and the documentation of practice. For this study, a qualitative approach was chosen, using Grounded Theory. The research was conducted with students from the elective course "Advanced Clinical Skills I" in the Pharmacy program at UFMG, which utilizes realistic simulation and progressively more complex clinical case discussions as teaching-learning methods. Data collection, which took place from August 2022 to December 2023, included in-depth interviews and participant observation in the classroom over three consecutive semesters. The data were analyzed using NVivo. At the end of the analysis, a theoretical model was developed. Of the thirty-two students enrolled in the course during the research period, six were selected because they met the pre-/co-requisites and represented the full range of perspectives and viewpoints of the study object. They were interviewed, highlighting that the guiding strategy for the development of clinical skills was the use of standardized and adequately planned cases to enhance learning, combined with a set of sequential strategies and teaching-learning methodologies. The serial anamneses, conducted in the form of realistic simulations, allowed the evaluation of their own progress and fostered documentation. Regarding the documentation of practice, they noted that it was challenging but emphasized the importance of using a standardized document as a guide during consultations, which facilitated the development of both anamnesis and clinical reasoning. Case discussions, both during resolution among peers and in the classroom, were identified as a key strategy for improving the three skills outlined by the course. The students pointed to limited time for solving clinical cases and the short course load as negative aspects. The study’s limitations included memory bias and the elective nature of the course, which may have influenced the experiences reported by the students. The results revealed that the development of clinical skills by students is perceived through sequential clinical courses using active teaching-learning methodologies. This generates confidence and autonomy in students, bridging the gap between theory and practice, which is essential for providing person-centered care. |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FARMACIA - FACULDADE DE FARMACIA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Medicamentos e Assistencia Farmaceutica |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/78175 |
Issue Date: | 16-Sep-2024 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
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