Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/78238
Tipo: Dissertação
Título: Análise do uso de rejeito de mineração para aplicação em camada de sublastro ferroviário
Título(s) alternativo(s): Analysis of the use of mining waste for application in railway subballast layer
Autor(es): Vagner Lucas Ribeiro da Silva
Primeiro Orientador: Ronderson Queiroz Hilário
Primeiro membro da banca : Thiago Bomjardim Porto
Segundo membro da banca: Marcelo Franco Porto
Resumo: As atividades de mineração geram uma quantidade significativa de estéreis e rejeitos, subprodutos do processo de lavra e beneficiamento do minério, os quais apresentam características mineralógicas, geotécnicas e físico-químicas variáveis em função do tipo de minério e do próprio processo de beneficiamento. Essa situação tem sido uma preocupação das mineradoras, em função de questões ambientais, técnicas e econômicas. Portanto, tornam-se viáveis o uso de técnicas e materiais alternativos, diante da falta de recursos financeiros para aplicação nos mais diversos setores da economia e da necessidade de proteção ambiental. A adição de polímeros em materiais granulares, como rejeitos de mineração, é uma técnica de melhoria de solos que propicia ganho de resistência mecânica ao compósito, reduzindo impactos ao meio ambiente. O rejeito arenoso estudado foi coletado nos municípios de Congonhas e São Gonçalo do Rio Abaixo no estado de Minas Gerais. Nesta pesquisa, o objetivo principal foi avaliar a possibilidade de reaproveitar o rejeito de minério de ferro na construção de camada estrutural de pavimento ferroviário. A pesquisa experimental realizou estudos de caracterização física com os ensaios de análise granulométrica, limites de Atterberg e densidade real. Para a caracterização mineralógica realizou os ensaios de difração por raio x, e para a caracterização mecânica do rejeito, realizou os ensaios de compactação, expansão e índice de suporte Califórnia (CBR). Com base nos resultados obtidos com os ensaios citados, pôde-se concluir, que a utilização do rejeito arenoso, para uma amostra, em camada de sublastro ferroviário não é viável, pois o rejeito não apresenta propriedades mecânicas de interesse à pavimentação, com baixa capacidade de suporte. No entanto, para a amostra com a estabilização química com a adição de 2% do polímero SOILTECH, os resultados foram satisfatórios. Houve o aumento da umidade ótima, massa específica, CBR, e redução da expansão.
Abstract: Mining activities generate a significant amount of waste and tailings, byproducts of the mining and beneficiation process, which have mineralogical, geotechnical and physical-chemical characteristics that vary depending on the type of ore and the beneficiation process itself. This situation has been a concern for mining companies due to environmental, technical and economic issues. Therefore, the use of alternative techniques and materials has become viable, given the lack of financial resources for application in the most diverse sectors of the economy and the need for environmental protection. The addition of polymers to granular materials, such as mining tailings, is a soil improvement technique that provides increased mechanical resistance to the composite, reducing impacts on the environment. The sandy tailings studied were collected in the municipalities of Congonhas and São Gonçalo do Rio Abaixo in the state of Minas Gerais. The main objective of this research was to evaluate the possibility of reusing iron ore tailings in the construction of a structural layer for railway paving. The experimental research carried out physical characterization studies with granulometric analysis tests, Atterberg limits and true density. For the mineralogical characterization, X-ray diffraction tests were performed, and for the mechanical characterization of the tailings, compaction, expansion and California Bearing Index (CBR) tests were performed. Based on the results obtained with the aforementioned tests, it was possible to conclude that the use of sandy tailings for a sample in a railway subballast layer is not viable, since the tailings do not present mechanical properties of interest to paving, with low support capacity. However, for the sample with chemical stabilization with the addition of 2% of the SOILTECH polymer, the results were satisfactory. There was an increase in optimum moisture, specific mass, CBR, and reduction in expansion
Assunto: Transportes
Mineração - Minas Gerais
Resíduos - Minérios de ferro - Reaproveitamento
Minérios de ferro - Reaproveitamento
Polímeros
Ferrovias - Construção
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportes
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/78238
Data do documento: 24-Jun-2024
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