Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/78286
Type: | Dissertação |
Title: | Matemática básica para surdos no trabalho de Terezinha Nunes: estabelecendo diálogos com os professores de matemática da escola básica |
Authors: | Alan Raniel Borges da Cruz |
First Advisor: | Teresinha Fumi Kawasaki |
First Co-advisor: | Ygor Bernardes Santos |
Abstract: | Esta dissertação tem como foco o Ensino de Matemática básica para crianças surdas por meio do trabalho de Terezinha Nunes, tendo como base principal seu livro "Teaching Mathematics to Deaf Children" (Nunes, 2004). É uma dissertação no formato multipaper. A construção de cada texto teve como objetivo geral estabelecer diálogos com os professores de matemática da escola básica em situação de ―não saber‖ ou que tenham dúvidas na lida com a sala de aula inclusiva, direcionada aos estudantes surdos, de modo a divulgar conhecimentos adquiridos em meus estudos, com a possibilidade de auxiliá-los em seu cotidiano de trabalho. Desenvolveram-se os capítulos com base nos seguintes temas específicos: (i) minha trajetória, para deixar claro meu lugar de fala e me aproximar do leitor; (ii) breve apresentação da autora Terezinha Nunes e de sua pesquisa acerca de Ensino de Matemática para pessoas surdas; (iii) questões relacionadas à surdez e inclusão, além de fatos sobre questões legais do Brasil relativas à inclusão, com maior ênfase na inclusão de pessoas surdas; (iv) ideais sobre divulgação científica, os principais modos como ela acontece atualmente, quais os mais adequados para a divulgação aos professores, dentre outras questões relacionadas; (v) concepções sobre raciocínio aditivo e da lógica parte-todo, e como podem ser trabalhados com crianças surdas; (v) exposição do programa de intervenção pedagógica que a autora desenhou e executou para auxiliar crianças surdas com matemática básica em Londres, na Inglaterra. E, ainda, como parte integrante de alguns capítulos, desenvolvi zines que objetivaram divulgar e ilustrar alguns processos da pesquisa de Terezinha Nunes; a produção de um material didático próprio a fim de seguir as orientações da autora; e orientar o leitor com dicas para produção de uma zine própria de divulgação científica. Como produtos educativos, como é esperado nos Mestrados Profissionais, se apresentam dois artigos para divulgação científica de ideias relativas ao ensino de matemática básica para crianças surdas na perspectiva de Terezinha Nunes e um sobre o próprio conceito de divulgação científica; quatro zines com intuito de divulgar o trabalho de Terezinha Nunes, propor atividades para ensino de crianças surdas e orientar a confecção de zines para divulgação científica. |
Subject: | Nunes, Terezinha - Teaching Mathematics to deaf children Educação especial Matemática - Estudo e ensino Inclusão em educação |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/78286 |
Issue Date: | 22-Mar-2024 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação ALAN RANIEL 31102024.pdf | Arquivo da dissertação | 6.8 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License