Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/78286
Type: Dissertação
Title: Matemática básica para surdos no trabalho de Terezinha Nunes: estabelecendo diálogos com os professores de matemática da escola básica
Authors: Alan Raniel Borges da Cruz
First Advisor: Teresinha Fumi Kawasaki
First Co-advisor: Ygor Bernardes Santos
Abstract: Esta dissertação tem como foco o Ensino de Matemática básica para crianças surdas por meio do trabalho de Terezinha Nunes, tendo como base principal seu livro "Teaching Mathematics to Deaf Children" (Nunes, 2004). É uma dissertação no formato multipaper. A construção de cada texto teve como objetivo geral estabelecer diálogos com os professores de matemática da escola básica em situação de ―não saber‖ ou que tenham dúvidas na lida com a sala de aula inclusiva, direcionada aos estudantes surdos, de modo a divulgar conhecimentos adquiridos em meus estudos, com a possibilidade de auxiliá-los em seu cotidiano de trabalho. Desenvolveram-se os capítulos com base nos seguintes temas específicos: (i) minha trajetória, para deixar claro meu lugar de fala e me aproximar do leitor; (ii) breve apresentação da autora Terezinha Nunes e de sua pesquisa acerca de Ensino de Matemática para pessoas surdas; (iii) questões relacionadas à surdez e inclusão, além de fatos sobre questões legais do Brasil relativas à inclusão, com maior ênfase na inclusão de pessoas surdas; (iv) ideais sobre divulgação científica, os principais modos como ela acontece atualmente, quais os mais adequados para a divulgação aos professores, dentre outras questões relacionadas; (v) concepções sobre raciocínio aditivo e da lógica parte-todo, e como podem ser trabalhados com crianças surdas; (v) exposição do programa de intervenção pedagógica que a autora desenhou e executou para auxiliar crianças surdas com matemática básica em Londres, na Inglaterra. E, ainda, como parte integrante de alguns capítulos, desenvolvi zines que objetivaram divulgar e ilustrar alguns processos da pesquisa de Terezinha Nunes; a produção de um material didático próprio a fim de seguir as orientações da autora; e orientar o leitor com dicas para produção de uma zine própria de divulgação científica. Como produtos educativos, como é esperado nos Mestrados Profissionais, se apresentam dois artigos para divulgação científica de ideias relativas ao ensino de matemática básica para crianças surdas na perspectiva de Terezinha Nunes e um sobre o próprio conceito de divulgação científica; quatro zines com intuito de divulgar o trabalho de Terezinha Nunes, propor atividades para ensino de crianças surdas e orientar a confecção de zines para divulgação científica.
Subject: Nunes, Terezinha - Teaching Mathematics to deaf children
Educação especial
Matemática - Estudo e ensino
Inclusão em educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/78286
Issue Date: 22-Mar-2024
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação ALAN RANIEL 31102024.pdfArquivo da dissertação6.8 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons