Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/78311
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | O registro sensível do patrimônio cultural: a sociopoética como instrumento guia na construção do inventário participativo da comunidade de São Caetano da Moeda (MG) |
Autor(es): | Igor Cândido Costa René Lommez Gomes Carolina Ruoso |
Resumen: | Abordagens metodológicas de preservação do patrimônio cultural que possam ir ao encontro das demandas sociais estão ligadas aos preceitos da sociopoética. Alinhado a isso, o profissional museólogo assume o seu papel de mediador dos enredos patrimoniais que estão distribuídos nas várias comunidades do Brasil. O patrimônio é um singular produtor de discussões quanto à sua concepção perante a sociedade, e sua natureza, material ou imaterial, carece de ações efetivas que visem contemplar a sua gestão por meio de ações de preservação que corroborem a promoção do patrimônio e que essas possam ser emancipadas perante a colaboração da cadeia de agentes que estão envolvidos com o patrimônio, como os profissionais do campo da cultura-patrimônio, moradores locais e a sociedade. O inventário participativo é uma ferramenta de registro do patrimônio cultural, que anseia por metodologias sensíveis que possam fazer um levantamento, análise e divulgação do patrimônio. O Patrimônio Cultural da Serra da Moeda em MG possui um projeto de gestão e preservação do patrimônio, desenvolvido pelo Escritório Oficina da Casa Arquitetura, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais. A análise do inventário participativo e as práticas da sociopoética, como elemento guia durante os processos museológicos, foram realizados no âmbito da disciplina “Vivência Profissional A e B”, do Bacharelado em Museologia da UFMG. O presente trabalho irá debater a performance do museólogo como mediador de transformações das práticas de educação e significação do sítio histórico em questão, enfatizando ações práticas e exercícios executados ou planejados para o projeto, a exemplo de: plano de planejamento e execução do inventário participativo, por meio de oficinas participativas e colaborativas. |
Asunto: | Patrimônio cultural - Proteção Memória na arte Museologia Arte e sociedade |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | EBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICAS |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/78311 |
Fecha del documento: | 2019 |
metadata.dc.url.externa: | https://encontrosociopoetica.wixsite.com/encontrosociopoetica/anais |
metadata.dc.relation.ispartof: | Encontro internacional de sociopoética e abordagens afins |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Evento |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
O registro sensível do patrimônio cultural.pdf | 218.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.