Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/78389
Type: | Tese |
Title: | Concepção de si de alunos com TDAH, aprendizagem de inglês e o uso de ferramentas tecnológicas em tempos pandêmicos: um olhar pelo viés da complexidade |
Other Titles: | Self-conception of students with ADHD, learning English and the use of technological tools in pandemic times: a look from the perspective of complexity |
Authors: | Alexandra Aparecida de Oliveria |
First Advisor: | Júnia de Carvalho Fidélis Braga |
First Referee: | Liliane Assis Sade Resende |
Second Referee: | Tania Regina de Souza Romero |
Third Referee: | Antônio Carlos Soares Martins |
metadata.dc.contributor.referee4: | Rafaela Carla Santos de Sousa |
Abstract: | O público da educação especial está cada vez mais presente nas escolas e universidades em busca de qualificação. Embora existam leis que garantam o acesso à educação, a permanência e o sucesso dos alunos dependem de ações individuais dos professores e das instituições para promover uma educação para todos. Por isso, é importante compreender as complexidades da aprendizagem, tanto as inerentes às especificidades dos alunos da educação inclusiva quanto àquelas que surgem como resultado delas. Nesse contexto, a investigação tem como objetivo analisar as relações entre concepções de si dos alunos com TDAH, aprendizagem de inglês e o uso de ferramentas tecnológicas, por meio de narrativas produzidas por estudantes do Instituto Federal Sudeste de MG - Campus São João del-Rei. Para isso, foram traçados alguns pontos norteadores: 1) identificar os fatores que são influenciadores na concepção de si, por meio das vozes sociais presentes nas narrativas e nas entrevistas de contextos familiares e escolares, por serem iniciais e primordiais, para a socialização, nos termos de Bakhtin (2011); 2) verificar as relações entre a concepção de si e o processo de aprendizagem de inglês, a partir das condições de emergência Complexa nos termos de Davis e Simmt (2003) e Davis e Sumara (2006); 3) analisar os impactos de uso das ferramentas tecnológicas na aprendizagem do idioma, principalmente no decorrer do Ensino Remoto Emergencial - ERE. Para melhor compreensão das narrativas, entrevistas e questionários semiestruturados foram realizados de forma remota, via Google Forms e Google Meet, em decorrência do período pandêmico da COVID-19. A Teoria da Complexidade serviu como suporte investigativo, por possibilitar entendimento do todo que caracteriza o indivíduo, levando em conta o contexto e as mudanças, por permitir analisar os mesmos fenômenos pelo viés da diversidade e, assim, compreender a construção do eu em função do outro; e as identidades sociais a partir de experiências individuais e sociais. Além disso, corrobora com questões sobre aquisição da linguagem com ênfase na dinamicidade, nas mudanças e no contexto. Os resultados indicam que a concepção de si dos alunos com TDAH foi moldada por múltiplos fatores, incluindo suas interações sociais, experiências escolares e familiares, bem como estigmas associados às dificuldades na aprendizagem. Há um processo de retroalimentação entre a forma como o aluno se vê e se valoriza, a aprendizagem de inglês e o uso de ferramentas tecnológicas nessa aprendizagem do idioma. |
Abstract: | Special education students are increasingly present in schools and universities in search of qualifications. Although there are laws that guarantee access to education, the retention and success of students depend on individual actions by teachers and institutions to promote education for all. Therefore, it is important to understand the complexities of learning, both those inherent to the specificities of students in inclusive education and those that arise as a result of them. In this context, the investigation aims to analyze the relationships between self-conceptions of students with ADHD, learning English and the use of technological tools through narratives produced by students at the Instituto Federal Sudeste de MG - Campus São João del-Rei. To this end, some guiding points were outlined: 1) identify the influencing factors in the conception of self through the social voices present in narratives and interviews in family and school contexts as they are initial and essential for socialization, in Bakhtin's terms (2011); 2) verify the relationships between the conception of self and the English learning process, based on the conditions of Complex emergence in the terms of Davis and Simmt (2003) and Davis and Sumara (2006); 3) analyze the impacts of using technological tools on language learning, mainly during Emergency Remote Education - ERE. To better understand the narratives, interviews and semi-structured questionnaires were carried out remotely, through Google Forms and Google Meet, due to the COVID-19 pandemic period. Complexity Theory served as investigative support by enabling understanding of the whole that characterizes the individual, taking into account the context and changes by allowing the same phenomena to be analyzed from the perspective of diversity and, thus, understanding the construction of the self in function of the other; and social identities based on individual and social experiences. Furthermore, it corroborates questions about language acquisition with an emphasis on dynamics, changes and context. The results indicate that the self-conception of students with ADHD was shaped by multiple factors, including their social interactions, school and family experiences, as well as stigmas associated with learning difficulties. There is a feedback process between the way the student sees and values himself, learning English and the use of technological tools in language learning. |
Subject: | Língua inglesa – Métodos de ensino Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) – Autopercepção Ensino à distância – Métodos de ensino |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/78389 |
Issue Date: | 26-Aug-2024 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ALEXANDRA APARECIDA DE OLIVEIRA TESE (1).pdf | 7.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.