Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/78468
Type: Tese
Title: Memória e história do trabalho e trabalhadores no circuito expositivo de longa duração do Museu Histórico Nacional
Authors: Kelly Amaral de Freitas
First Advisor: Luiz Henrique Assis Garcia
First Referee: Franscisco Régis Lopes Ramos
Second Referee: Jezulino Lúcio Mendes Braga
Third Referee: Letícia Julião
metadata.dc.contributor.referee4: Érika Moraes Cerqueira
Abstract: No século XXI, as transformações no cenário do trabalho no Brasil, impulsionadas pelo neoliberalismo, têm gerado situações de precariedade e flexibilização de direitos para os trabalhadores, decorrentes da flexibilização das leis trabalhistas. Considerando a centralidade do trabalho na formação social para a compreensão da história nacional, esta pesquisa investigou as representações sociais dos diferentes sentidos do trabalho e trabalhadores no Circuito de longa duração do Museu Histórico Nacional. A análise documental ocorreu pela leitura das atas, dos relatórios de gestão de 1995 a 2020 e da Política de aquisição e descarte de acervo de 1996 disponibilizadas do Núcleo de Arquivos Institucionais do MHN. Esses documentos evidenciaram que a equipe curatorial dos anos 2000 criou uma vitrine expositiva com objetos e uniformes de trabalho no Módulo Cidadania em Construção 1889 até a atualidade no eixo representativo dos direitos sociais. Treze anos após, um Programa de Reavaliação inconcluso, devido à Pandemia COVID-19, modificou o nome do Módulo expositivo para Cidadania 1889 até a atualidade e realizou modificações pontuais na vitrine expositiva. Em comparação com a expografia proposta nos anos 2000, o Programa de Reavaliação resultou em um encolhimento da quantidade de objetos referentes ao trabalho, deixando a abordagem como uma metonímia das profissões. Para a leitura da expografia, utilizamos o método da análise de conteúdo, que foi desde o acesso às fichas catalográficas na Reserva Técnica, bem como na Plataforma digital Tainacan, a estudos comparativos de fotografias, análise das tipografias dos módulos expositivos e bibliografias produzidas por membros da equipe do MHN. Ao percorrer essa metodologia, foi evidenciada uma proposta museológica que simplificou o início do trabalho livre no Brasil com a chegada dos trabalhadores imigrantes europeus, silenciando a existência de uma massa de trabalhadores livres à margem do sistema escravista na Colônia e no Império. Ao final, tornou-se evidente que o legado deixado pela organização política reivindicatória da classe proletária brasileira, que no século XX, cumpriu a função pedagógica para a formação de uma consciência de classe, está silenciado no Módulo Cidadania – 1889 até a atualidade. Nessa lacuna, uma museologia crítica passa a ser uma opção metodológica significativa, pelo potencial de provocar reflexões que vão além de uma história fatalista, na qual trabalhadores escravizados foram submetidos a torturas corporais e trabalhadores livres assalariados à precariedade existencial. Diante disso, concluímos que a simples presença de objetos representativos de uma classe social ou de um tema silenciado não é suficiente para que a comunicação museológica cumpra sua função social. Para ampliar a percepção e recepção dos objetos, é necessário instigar uma reflexão sobre as escolhas e as ações humanas que influenciaram a criação e o uso desses objetos, considerando as forças sociais de onde emergiram. O estudo também identificou que as modificações expográficas do Circuito de longa duração estão diretamente relacionados ao perfil das gestões/diretorias do MHN. Mesmo com a participação na curadoria de funcionários do Museu ou, ainda, consultores externos, o que fica evidente nas expografias são as marcas do que foi considerado importante para ser deixado como legado da gestão, bem como o que foi questionado em relação à gestão anterior. Nessa perspectiva, a documentação museológica foi fundamental para esta pesquisa, não só na preservação da memória dos objetos, mas também no registro das atividades dos profissionais do Museu. Enquanto essas atividades são parte da rotina das atribuições de cargo, para pesquisadores externos, elas representam processos metodológicos que refletem as políticas culturais, escolhas curatoriais, formatos e intenções subjacente.
Abstract: I In the 21st century, transformations in the Brazilian work landscape, driven by neoliberalism, have led to situations of precariousness and rights flexibility for workers, stemming from labor law flexibilization. Considering the centrality of work in social formation for understanding national history, this research investigated the social representations of different meanings of work and workers in the long-term circuit of the National Historical Museum. Documentary analysis involved reading minutes and management reports from 1995 to 2020 provided by the Institutional Archives Core of the National Historical Museum. These documents revealed that the curatorial team of the 2000s created an exhibition showcase with work-related objects and uniforms in the "Citizenship under Construction" module from 1889 to the present, within the framework of social rights. Thirteen years later, an inconclusive reevaluation program, due to the COVID-19 pandemic, renamed the exhibition module to "Citizenship 1889 to the Present" and made specific changes to the showcase, maintaining an approach as a metonymy of professions. For the exhibition's expography analysis, the content analysis method was employed, ranging from accessing catalog cards in the Technical Reserve to the Tainacan digital platform, comparative studies of photographs, analysis of typography in exhibition modules, and bibliographies produced by the National Historical Museum team members. Through this methodology, a museological proposal was evident, simplifying the beginning of free labor in Brazil with the arrival of European immigrant workers, silencing the existence of a mass of free workers on the margins of the slave system in the Colony and the Empire. In the end, it became clear that the legacy left by the political organization advocating for the Brazilian working class, which in the 20th century served an educational function in forming class consciousness, is muted in the "Citizenship 1889 to the Present" module. In this gap, critical museology becomes a significant methodological option, with the potential to provoke reflections beyond a fatalistic history where enslaved workers endured physical torture and wage laborers faced existential precarity. Consequently, we conclude that the mere presence of representative objects from a social class or silenced theme is insufficient for museum communication to fulfill its social function. To enhance the perception and reception of objects, it is necessary to stimulate reflection on the choices and human actions that influenced the creation and use of these objects, considering the social forces from which they emerged. The study also identified that expographic modifications in the long-term circuit are directly related to the profiles of the National Historical Museum's management/directorships. Even with the involvement of museum staff or external consultants in the curation, what becomes evident in the expographies are the marks of what was deemed important to be left as a legacy of the management, as well as what was questioned regarding the previous administration. In this perspective, museum documentation was essential for this research, not only in preserving the memory of objects but also in recording the activities of museum professionals. While these activities are part of their routine job responsibilities, for external researchers, they represent methodological processes reflecting cultural policies, curatorial choices, formats, and underlying intentions.
Subject: Ciência da informação
Trabalho - História
Memória
Documentação museológica
Museu Histórico Nacional
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/78468
Issue Date: 27-Mar-2024
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KAF_TESE_2024.pdfTese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais para obtenção do título de Doutora em Ciência da Informação Linha de pesquisa: Memória, patrimônio e produção de conhecimento. Orientador: Luiz Henrique Garcia.6.39 MBAdobe PDFView/Open


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