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http://hdl.handle.net/1843/78515
Type: | Dissertação |
Title: | Áreas de influência das estações de transferência e de integração do sistema MOVE em Belo Horizonte-MG |
Other Titles: | The influence areas of transfer and integration stations of the MOVE system in Belo Horizonte-MG Áreas de influencia de las estaciones de transferencia y integración del sistema MOVE en Belo Horizonte-MG |
Authors: | Felipe Fernandes Ladislau |
First Advisor: | Carlos Fernando Ferreira Lobo |
First Co-advisor: | Leandro Cardoso |
First Referee: | Douglas Sathler dos Reis |
Second Referee: | Paulo Fernando Braga Carvalho |
Abstract: | Os sistemas de transporte urbano por ônibus estão entre os principais modos componentes das matrizes de viagens em metrópoles, constituintes - ou reflexo - de grandes transformações na organização socioespacial dos tecidos urbanos. Durante a década de 2010, as capitais brasileiras receberam investimentos em infraestrutura de transportes por ônibus – em virtude da realização dos jogos da Copa do Mundo FIFA 2014 e dos Jogos Olímpicos de Verão em 2016 - o que provocou reestruturação dos fluxos diários de circulação, da capacidade de atendimento e da abrangência de prestação dos serviços. Em Belo Horizonte, ocorreu a implantação do MOVE - sistema Bus Rapid Transit (BRT) - em 2014, que reordenou a rede de atendimento e abrangência do transporte coletivo, em especial no vetor norte da cidade e região metropolitana - em consonância, inclusive, com a expansão urbana acelerada desse eixo metropolitano. De forma a compreender, quantificar e analisar as transformações provocadas pela estrutura de transporte do MOVE na cidade, a pesquisa objetivou a delimitação e análise das áreas de influência das estações de integração e de transferência do sistema MOVE em Belo Horizonte, para avaliar o grau de influência que o sistema promove. Para concretização do objeto e objetivos pretendidos, utilizou-se da metodologia de geração dos "Polígonos de Voronoi", método de análise espacial e de proximidade, para geração de áreas de influência, calculados de forma ponderada, com o fluxo diário de passageiros nas estações como peso. Também foi realizada a reclassificação das tipologias de uso e ocupação dos loteamentos do município, com base nos "Polos Geradores de Viagem" (PGVs), de modo a subsidiar a interpretação dos resultados obtidos com os polígonos gerados. O emprego da metodologia permitiu a identificação de padrões de distribuição das áreas de influência, sendo as com maior número de PGVs identificados mais próximas das regiões de atendimento das Estações de Integração e com maiores áreas delimitadas, enquanto as localizadas em regiões de grande concorrência com a rede de transporte convencional e com pouca densidade de PGVs apresentando restrições na capacidade de atração. Em termos gerais, os resultados obtidos permitiram, além da situação da capacidade atrativa do sistema, reflexões sobre a estrutura de organização da rede de linhas e estações que compõem o MOVE, além das potencialidades e limitações dos polígonos de voronoi para o estudo aplicado. |
Abstract: | Urban bus transportation systems are among the main components of travel matrices in metropolises, constituting - or reflecting - major transformations in the socio-spatial organization of urban fabrics. In the last decade, Brazilian capitals have experienced investment in bus transportation infrastructure - in reflection of the 2014 FIFA World Cup and the 2016 Summer Olympics - which caused reorganization of daily circulation flows, service capacity, and coverage. In Belo Horizonte, this dynamic occurs with the implementation of MOVE - a Bus Rapid Transit (BRT) system - in 2014, which reorganized the scope and coverage of public transportation, especially in the north axis of the city and metropolitan region - in line, even, with the accelerated urban expansion of the metropolitan axis. In order to understand, quantify and analyze the transformations caused by the MOVE transportation structure in the city, the research aimed to delimit and analyze the influence areas of integration and transfer stations of the MOVE system in Belo Horizonte, in order to evaluate the degree of influence the system promotes. To achieve the intended objectives, the methodology of generating "Voronoi polygons" was used, a method of spatial analysis and proximity for generating influence areas in a Geographic Information System (GIS) environment, calculated in a weighted manner, with the daily flow of passengers at the stations as weight. The reclassification of land use and occupancy typologies of the municipality was also carried out, based on the concept of "Travel Generating Poles" (PGVs), in order to support the interpretation of the results obtained with the generated polygons. The use of the methodology allowed the identification of distribution patterns of influence areas, with those with the highest number of identified PGVs being closer to the service areas of the Integration Stations and with larger delimited areas, while those located in regions with high competition with the conventional transportation network and low PGV density presented limitations in attracting capacity. Overall, the results obtained allowed for reflections on the attractiveness capacity of the system, as well as on the organization structure of the network of lines and stations that make up MOVE, in addition to the potentialities and limitations of Voronoi polygons for applied studies. |
Subject: | Transporte urbano -- Belo Horizonte (MG) -- Teses Transporte coletivos -- Belo Horizonte (MG) -- Teses Sistema BRT de transporte -- Teses Planejamento urbano -- Belo Horizonte (MG) -- Teses Análise espacial (Estatística) -- Teses |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | IGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/78515 |
Issue Date: | 5-May-2023 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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