Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/78594
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dc.contributor.advisor1Virginia de Araújo Figueiredopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0461821199000933pt_BR
dc.contributor.referee1Alice Mara Serrapt_BR
dc.contributor.referee2Anna Luiza Andrade Colipt_BR
dc.contributor.referee3Luciana da Costa Diaspt_BR
dc.contributor.referee4Fernando Mendes Pessoapt_BR
dc.creatorJuliano Rabellopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5913254390180426pt_BR
dc.date.accessioned2024-12-11T15:37:19Z-
dc.date.available2024-12-11T15:37:19Z-
dc.date.issued2024-09-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/78594-
dc.description.abstractThis research aims to address the theme of art in the work of Martin Heidegger, especially with regard to the relationship between art and nihilism. We will first seek to explain how Heidegger develops, based on his attempt to overcome metaphysics, the critique of the foundations of traditional Aesthetics and, later, taking as a reference the confrontation that the philosopher establishes with the work of Nietzsche, to situate art as a fundamental theme in the understanding of nihilism. Finally, our proposal intends to investigate to what extent Heidegger's thesis of art as a poetic event of truth converges with the attempt to overcome metaphysics and Western nihilism. Based on this issue, the present study prioritized analyzing the works from the period of the so-called “turning point” (Kehre) of Heideggerian thought, that is, his production after the 1930s, which demarcate the movement of change in perspective in relation to what the philosopher developed in Being and Time, his main treatise, from 1927. Within this context, the aim was to understand the horizon from which his questions about the themes of art and poetry originate and develop, namely, the horizon of the passage from the Heidegger of the “destruction” of ontology to the Heidegger of the “overcoming” of metaphysics. In this direction, the essay The Origin of the Work of Art, from 1935-36, as well as the various interpretations that the philosopher makes of Nietzsche’s thought and Hölderlin's poetry will play a central role in this investigation, since, based on these, we will present the implications of Heidegger's attempt to overcome metaphysics and Western nihilism.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa visa abordar a temática da arte na obra de Martin Heidegger, principalmente no que diz respeito à relação entre arte e niilismo. Buscaremos, num primeiro momento, explicar como Heidegger desenvolve, a partir de sua tentativa de superação da metafísica, a crítica aos fundamentos da Estética tradicional e, posteriormente, tendo como referência o confronto que o filósofo estabelece com a obra de Nietzsche, situar a arte como temática fundamental na compreensão do niilismo. Por fim, nossa proposta pretende investigar em que medida a tese heideggeriana da arte como acontecimento poético da verdade converge para a tentativa de superação da metafísica e do niilismo ocidental. Partindo dessa problemática, o presente estudo priorizou analisar as obras do período da chamada “viragem” (Kehre) do pensamento heideggeriano, ou seja, sua produção posterior aos anos 1930, que demarcam o movimento de mudança de perspectiva em relação ao que o filosofo desenvolveu em Ser e tempo, seu principal tratado, de 1927. Dentro desse contexto visou-se compreender o horizonte a partir da qual suas interrogações acerca dos temas da arte e da poesia tem origem e se desenvolvem, a saber, o horizonte da passagem do Heidegger da “destruição” da ontologia para o Heidegger da “superação” da metafísica. Nessa direção, o ensaio A origem da obra de arte, de 1935-36, assim como as diversas interpretações que o filosofo faz do pensamento de Nietzsche e da poesia de Hölderlin terão um papel central na presente investigação, pois, a partir destas, apresentaremos as implicações da tentativa heideggeriana de superação da metafísica e do niilismo ocidental.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectHeideggerpt_BR
dc.subjectMetafísicapt_BR
dc.subjectNiilismopt_BR
dc.subject.otherFilosofia - Tesespt_BR
dc.subject.otherEstética - Tesespt_BR
dc.subject.otherHeidegger, Martin, 1889-1976pt_BR
dc.subject.otherMetafísica - Tesespt_BR
dc.subject.otherNiilismo - Tesespt_BR
dc.titleArte e niilismo em Martin Heidegger : uma abordagem da obra de arte na época do fim da metafisicapt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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TESE - ARTE E NIILISMO EM MARTIN HEIDEGGER - JULIANO RABELLO - versão final.pdf1.8 MBAdobe PDFView/Open


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