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Tipo: Dissertação
Título: Controle postural em crianças com transtorno do espectro autista: influência de diferentes demandas na regularidade do controle postural
Título(s) alternativo(s): The impact of task constraints on postural control regularity in children with autism spectrum disorder
Autor(es): Letícia Paes Silva
primer Tutor: Sérgio Teixeira da Fonseca
primer Co-tutor: Clarissa Cardoso dos Santos Couto Paz
primer miembro del tribunal : Thales Rezende de Souza
Segundo miembro del tribunal: Silvia Letícia Pavão
Resumen: Introdução: Deficiências no controle postural (CP) em indivíduos com transtorno do espectro autista (TEA) têm sido amplamente documentadas na literatura, embora não sejam reconhecidas como descritores dessa condição. O CP é um pré-requisito para a execução eficaz de diversas tarefas motoras e para a realização de atividades diárias, o que influencia aspectos importantes do desenvolvimento, como o desenvolvimento da linguagem. Pesquisas indicam que a adição de tarefas motoras a situações que exigem um bom CP pode exacerbar estas deficiências em indivíduos com TEA. Este fato ressalta a importância de avaliar o CP em tarefas que apresentam diferentes demandas. A análise da regularidade do movimento tem sido uma ferramenta utilizada para obter uma melhor compreensão do CP. Um sistema com alta regularidade tende a apresentar menor adaptabilidade às demandas contextuais, sendo uma maior regularidade no CP associada à redução da eficácia. Objetivo: Investigar a regularidade do CP em crianças com TEA em diferentes tarefas. Métodos: 24 crianças com TEA, pareadas com crianças com desenvolvimento típico (DT) por sexo e idade, foram avaliadas quanto ao CP em três condições: em pé, sentadas e sentadas enquanto realizavam uma tarefa motora fina. A regularidade do CP foi avaliada usando a Análise de Entropia Multiescala. Um Modelo Linear de Efeitos Mistos foi utilizado para comparar a regularidade do CP entre crianças com TEA e DT. Resultados: Diferenças entre os grupos indicaram que as crianças com TEA apresentaram CP mais regular em comparação com as crianças DT em todas as tarefas (p=0.032). O efeito observado na tarefa (p<0.001) indicou que a regularidade do CP variou conforme a tarefa. Não foi encontrada interação grupo-por-tarefa (p=0.697), indicando diferenças consistentes entre os grupos nas três tarefas. Contrastes pré-planejados confirmaram as diferenças entre os grupos TEA e DT nas três tarefas avaliadas. Conclusão: Crianças com TEA exibiram comportamento mais regular em comparação com crianças DT, indicando menor capacidade adaptativa. O efeito principal observado entre as tarefas demonstrou que as demandas de cada tarefa modularam a resposta do CP. Esse resultado está alinhado com as três classes de restrições que influenciam o CP: as propriedades do organismo, as características da base de suporte e o objetivo da tarefa. Além disso, os resultados sugerem que intervenções em fisioterapia pediátrica para crianças com TEA poderiam incluir demandas em contextos variados para estimular a adaptabilidade destes indivíduos.
Abstract: Background: Impairments in postural control (PC) in individuals with autism spectrum disorder (ASD) are well-documented, often characterized by inefficiency and difficulty adapting to different conditions. PC is a prerequisite for effectively performing motor tasks and is crucial for maintaining balance, performing daily activities, and engaging in school tasks. Therefore, PC can impact other developmental domains. Research indicates that adding motor tasks can exacerbate PC difficulties in ASD, emphasizing the need to examine PC across various contexts to understand better how different demands affect it. Discrete and linear measures may inadequately capture the complexity of PC, so analyzing movement regularity has been used to understand PC better. A system with highly regular behavior tends to have lower adaptability to contextual demands, with greater regularity in PC being linked to reduced effectiveness. Objective: This study aimed to investigate the regularity of PC in children with ASD in different task conditions. Methods: 24 children with ASD, matched with typically developing (TD) children by sex and age, were assessed for PC under three conditions: standing, sitting, and sitting while performing a fine motor task. The regularity of PC was evaluated using Multiscale Entropy. A linear mixed-effects model was employed to compare PC regularity between ASD and TD children across each task. Results: Significant group differences (p=0.032) indicated that children with ASD had more regular PC than TD children across all tasks. Additionally, a significant task effect (p<0.001) indicated varying PC regularity by task, but no significant group-by-task interaction (p=0.697) was found, suggesting consistent group differences across different tasks. Planned contrasts showed significant differences between the ASD and TD groups in each task. Conclusion: Children with ASD exhibited more regular behavior compared to TD children, indicating reduced adaptive capacity. The significant main effect observed between tasks demonstrated that each task's demands modulated the PC response. Our results align with the three constraints influencing this motor ability: the organism's properties, the characteristics of the base of support, and the goal of the task. Additionally, the results suggest that pediatric physical therapy interventions for children with ASD could include demands in various contexts to enhance the adaptability of these individuals.
Asunto: Postura humana
Equilíbro postural
Crianças autistas
Fisioterapia para crianças
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: EEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação
Tipo de acceso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/78665
Fecha del documento: 30-ago-2024
Término del Embargo: 30-ago-2026
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

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