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dc.creatorMaria Del Carmen Bisimolinapt_BR
dc.creatorSheila Maria Alvim de Matospt_BR
dc.creatorAlvaro Vigopt_BR
dc.creatorJosé Geraldo Millpt_BR
dc.creatorCarla Moronari de Oliveira Aprelinipt_BR
dc.creatorAdriana Lúcia Meirelespt_BR
dc.creatorRosane Harter Grieppt_BR
dc.creatorLuana Giatti Gonçalvespt_BR
dc.creatorMaria da Conceição Chagas de Almeidapt_BR
dc.creatorMaria de Jesus Mendes da Fonsecapt_BR
dc.creatorMaria Inês Schmidtpt_BR
dc.creatorSandhi Maria Barretopt_BR
dc.date.accessioned2024-12-13T20:07:37Z-
dc.date.available2024-12-13T20:07:37Z-
dc.date.issued2023-
dc.citation.volume39pt_BR
dc.citation.issue11pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage18pt_BR
dc.identifier.doi10.1590/0102-311xen047123pt_BR
dc.identifier.issn16784464pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/78680-
dc.description.abstractO objetivo do estudo é identificar mudanças no estilo de vida e fatores sociodemográficos associados em mulheres e homens participantes da coorte Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto(ELSA-Brasil) durante a pandemia de COVID-19. Estudo longitudinal com 3.776 (58,8 anos; DP ± 8,5) funcionários de instituições públicas de Ensino Superior no segundo acompanhamento e na onda COVID do ELSA-Brasil. Os dados foram coletados por meio de questionários estruturados. Foi realizada análise exploratória por meio de regressão logística binária e multinomial nas variáveis dependentes com duas e três categorias, respectivamente, obtendo-se estimativas brutas e ajustadas de odds ratio no SPSS 20.0, considerando um valor de p < 0,05. Houve redução da atividade física de 195,5 (DP ± 1.146,4) equivalentes metabólicos por semana nas mulheres e de 240,5 (DP ± 1.474,2) nos homens, e do tabagismo de 15,2%. Houve aumento do consumo de álcool em homens e mulheres (434,2 ± 5.144,0 e 366,1 ± 4.879,0, respectivamente), do escore de qualidade alimentar (0,8 ± 3,7, mulheres; 0,5 ± 3,7, homens), do tempo de sono (0,4 ± 1,2, mulheres; 0,5 ± 1,1, homens), do tempo de tela (1,7 ± 2,4, mulheres; 1,4 ± 2,3, homens) e do tempo sentado (1,7 ± 2,6, mulheres; 1,5 ± 2,4, homens) (horas/dia). Além disso, 18,6% aumentaram a compra de alimentos ultraprocessados e 36% aumentaram a compra de alimentos naturais. A idade e a atividade laboral contribuíram para aumentar a chance de compra de alimentos ultraprocessados, e a idade e a adesão ao distanciamento social influenciaram a mudança para um comportamento mais sedentário, enquanto a renda e o trabalho ativo favoreceram o aumento do consumo de bebidas alcoólicas. Estes fatores devem ser considerados na elaboração de políticas públicas a fim de evitar comportamentos individuais deletérios à saúde em períodos de pandemia.pt_BR
dc.description.resumoThis study aimed to identify lifestyle changes and associated sociodemographic factors in women and men participating in the Brazilian Longitudinal Study for Adult Health (ELSA-Brasil) cohort during the COVID-19 pan demic. Longitudinal study with 3,776 (aged 58.8 years; SD ± 8.5) employees of public higher education institutions in the second follow-up and the wave COVID of ELSA-Brasil. Data collected using structured questionnaires. An exploratory analysis was performed using binary and multinomial logistic re gression on the dependent variables with two and three categories, respectively, by obtaining crude and adjusted odds ratio estimates in SPSS 20.0, consider ing a p-value < 0.05. There was a reduction in physical activity of 195.5 (SD ± 1,146.4) metabolic equivalents per week in women and 240.5 (SD ± 1,474.2) in men, and in smoking by 15.2%. There was an increase in alcohol consumption in men and women (434.2 ± 5,144.0; and 366.1 ± 4,879.0, respectively), in the food quality score (0.8 ± 3.7, women; 0.5 ± 3.7, men), sleeping time (0.4 ± 1.2, women; 0.5 ± 1.1, men), screen time (1.7 ± 2.4, women; 1.4 ± 2.3, men), and sitting time (1.7 ± 2.6, women; 1.5 ± 2.4, men) (hours/day). In total, 18.6% increased the purchase of ultra-processed foods and 36% increased the purchase of natural foods. Age and work activity contributed to increase the chance of purchasing ultra-processed foods, and age and adherence to social distancing influenced the shift to a more sedentary behavior, while income and active work favored the increase in alcoholic beverage consumption. These factors should be considered when developing public policies to avoid individual behaviors that are harmful to health during pandemics.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMED - DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA SOCIALpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de Saúde Pública-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectPandemicpt_BR
dc.subjectDietpt_BR
dc.subjectLife Stylept_BR
dc.subjectRisk Factorspt_BR
dc.subject.otherCOVID-19pt_BR
dc.subject.otherPandemicpt_BR
dc.subject.otherDiet Therapypt_BR
dc.subject.otherLife Stylept_BR
dc.subject.otherRisk Factorspt_BR
dc.titleImpact of socioeconomic factors on lifestyle changes among employees of public higher education institutions in elsa-brasil during covid-19 pandemicpt_BR
dc.title.alternativeImpacto de fatores socioeconômicos na mudança do estilo de vida de funcionários de instituições públicas de Ensino Superior no ELSA-Brasil durante a pandemia de COVID-19pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://doi.org/10.1590/0102-311XEN047123pt_BR
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