Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/78710
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A gestão da informação e as novas tecnologias: percepções de autenticidade do público-visitante de museus virtuais
Autor(es): Larissa Fernandes Dutra
Cátia Rodrigues Barbosa
Diomira Maria Cicci Pinto Faria
Resumen: Trata-se de uma pesquisa que visa analisar, por meio do público-visitante, questões referentes à autenticidade, no âmbito informacional de museus virtuais do site “Era Virtual”. Nesse site constam 24 museus para serem visitados e todos existem fisicamente. A pesquisa foi desenvolvida pelo método dedutivo-analítico, o que possibilitou a construção de premissas, a partir da teoria. Constou de aplicação de questionário semi-aberto, após a visita aos museus virtuais por parte de alunos do ensino de graduação da UFMG. Os resultados alcançados, considerando a amostra da análise, mostraram que a autenticidade diz respeito tanto a questões verificáveis cientificamente através de sua dimensão material, quanto a questões não materiais que emergem da relação entre o homem e o objeto. A pesquisa contribuirá para se construir diretrizes capazes de balizar projetos futuros de interfaces de museus virtuais no que tange a autenticidade da sua informação.
Abstract: It is a research that aims to analyze, through the visitor public, questions regarding authenticity, in theinformational area of virtual museums of the site "Era Virtual”. In this site there are 24 museums to bevisited and all exist physically. The research was developed by the deductive-analytical method, whichmade it possible to construct premises based on theory. It consisted of a semi-open questionnaire, afterthe visit to the virtual museums by UFMG undergraduate students. The results obtained, considering thesample of the analysis, showed that authenticity refers both to issues that are scientifically verifiablethrough their material dimension and to non-material issues that emerge from the relationship betweenman and object. The research will contribute to construct guidelines capable of designalizing futureprojects of interfaces of virtual museums as regards the authenticity of their information.
Asunto: Museus digitais
Gerenciamento da informação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: IGC - DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/78710
Fecha del documento: 2018
metadata.dc.url.externa: https://www.pbcib.com/index.php/pbcib/article/view/39751
metadata.dc.relation.ispartof: Pesquisa Brasileira Em Ciência Da Informação E Biblioteconomia
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.