Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/78815
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Evasão na educação profissional, um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Vocational education dropout, a study case
Autor(es): Raquel Pereira Álvares
primer Tutor: Edna Afonso Reis
primer miembro del tribunal : Ilka Afonso Reis
Segundo miembro del tribunal: Cassius Henrique Xavier
Resumen: A evasão na educação profissional é o tema central deste trabalho, desenvolvido a partir dos registros administrativos, de 2018 a 2022, de uma instituição de ensino de Minas Gerais, que oferta cursos de educação profissional para o setor de comércio de bens, serviços e turismo (o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac). A partir dos referenciais bibliográficos da educação básica, o presente trabalho propõe uma análise exploratória dos dados da educação profissional entre os anos de 2018 e 2022, visando a investigação de elementos relacionados à permanência dos estudantes, considerando a excepcionalidade do período do ensino emergencial remoto (em decorrência da pandemia de Covid-19) e especificidades da educação profissional e tecnológica. Para tanto, foi adotado um modelo de regressão logística para conhecer as razões de chance de evasão em relação a cada uma das características de interesse. Os resultados apontam que, muito mais do que os aspectos individuais do discente, as características do curso são mais relevantes no universo analisado.
Abstract: The dropout in vocational education is the main aspect of this study, developed through administrative record, from 2018 to 2022, from a Minas Gerais’ education institution that offers professional education courses to trade in goods, services, and tourism (the Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac). Considering basic education benchmarks, this work suggests an exploratory analysis of professional education data, from 2018 to 2022, considering the exceptionality of emergency remote education (due to Covid-19 pandemic) and this kind of education particularities. For this purpose, it was implemented a logistic regression model to know the dropout odds ratio of each aspect considered. The findings suggest that, more than pupil’s individual aspects, the course characteristics are much more relevant in this analysis context.
Asunto: Estatística
Evasão escolar
Educação profissional
Regressão logística
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: ICX - DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA
Curso: Programa de Pós-Graduação em Estatística
Tipo de acceso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/78815
Fecha del documento: 12-dic-2023
Aparece en las colecciones:Especialização em Estatística

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
EVASÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, UM ESTUDO DE CASO.pdf1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este elemento está licenciado bajo una Licencia Creative Commons Creative Commons